terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cambada de 2010!!

Então, apesar de não registrarmos com fotos, a cambadinha se reuniu aqui na cidade maravilhosa!
:D
Ju, Carol e Rafa e euzita. Foi muito divertido, a temperatura ficou gostosa à noite. A Ju teve sucesso na busca das documentações e ainda pegou uma corzinha nas andanças pela cidade debaixo do nosso sol!!

Em um prazo muito próximo, todos estaremos reunidos na Belle Province!! E claro, junto com os demais hermanitos de jornada que estão aí pelos outros estados.

Bisous!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A brand new day

"O Sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
Do mal será queimada a semente
O amor será eterno novamente"

:)

domingo, 20 de dezembro de 2009

Modelo Kübler-Ross

Ontem tive uma surpresa... não daquelas boas. Foi bem um choque, até. Bom, vou exercitando o modelo Kübler-Ross e a vida segue adiante. Impressionante como temos que estar sempre preparados para as surpresas ruins vindo das pessoas que amamos.

Negação. Raiva. Barganha. Depressão. Aceitação.

... porque tem coisas que a gente faz, lamenta, se arrepende.
;(

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Em homenagem...

... às cores da minha futura província, mudo as cores de meu blog!


Estou testando, experimentando. Pode ser que fique não-funcional por um tempo!!!

Boxe!

Pra quem não sabe e ainda não percebeu, eu sou inquieta. Um mamífero pequeno, cheio de energia, totalmente frenético pra gastar e pra consumir energias. Assim sendo, troquei o pilates (sempre mudo de atividade) por musculação + boxe. Isso mesmo, boxe!! (Sim, a corrida continua, vai bem, obrigada) .

O boxe é muito legal, cheio de regras, jogo de pé, não é só sair socando, não. O treinamento é exaustivo, bem Rocky Balboa, mesmo: flexão, corrida, saltitos, socos com peso, pular corda. É um treino fenomenal pro corpo. E a gente sai da aula relaxada como nunca!

É esporte olímpico! Recomendo demais a todos. Pra quem tiver curiosidade, aqui no Rio, zona norte tijcuana total, faço na Delfim. Boxe cubano responsa, professor incrível!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Passaporte na mão!

O Visto é lindo! a papelada é linda! Voltam quilos de papéis, fotos... (pra quê pedem tantos se devolvem?) e o lindo passaporte carimbado. O mais louco é receber isso aqui no trabalho e tentar fingir normalidade.

Québec... aqui vai a P e seus felinotes!!!
:D

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DECISION MADE!!

Permanent Residence Application(s)
Applicant
Permanent Residence Application Status
PETULA PEREIRA GUIMARAES

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Links oficiais da imigração

Mix de "roubado" com pesquisado, seguem infos importantíssimas pra quem quer ou já está em processo de imigração para o Canadá!


*********************************************

Processo Federal

Processo Québec

E-cas

Acesso" direto" ao consulado!
http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/offices-bureaux/services_sao.aspx?lang=por#endereco
Maura: (11) 5509-4343 r.3425
Maria João: (11) 5509-4343 r. 3422 (maria.guimaraes@international.gc.ca)
Valter: (11) 5509-4343 r.3406
Sandra: (11) 5509-4343 r.3425

domingo, 6 de dezembro de 2009

Homenagem à Ville

Fotos lindas e comentários sobre nossa futura capital, Ville de Québec, para visitar online aqui.

Considerada chiquérrima, mais calma, linda e européia que Montréal... e bem mais fria!
:)

Profitez-en!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Compras no IKEA

De alguns blogs que acompanho, resolvi "roubar" um post. É que todos falam do IKEA e eu já pensava "cá cuns meus butão" como eu faria pra montar solita coisas grandes, como armários. Eu sou acostumada a montar pequenos móveis: mesa de escritório, cômoda, estantes baixas. Mas vamos combinar que armários exigem um pouco mais de força e mesmo de virilidade. Sou pequena e franzina! rsrsrsrs

Aqui nesse post eu finalmente tirei a dúvida de que, apesar dos valores bem salgados, é possível ter entrega e montagem na sua casa, com compras no IKEA. Pra quem não tiver alternativas carro/taxi e não puder ou não quiser montar... vai fundo que dá!

Do jeito que falo (ou escrevo) até parece que vou comprar quilos de coisa...
:P
Minha previsão é morar num 3 1/2 fermé por um boooooom tempo e viver espartanamente até ter algumas certezas e definições...

Bem, boas compras!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Panorama de profissões no Canadá

Pra quem tem interesse em saber mais sobre a distribuição das profissões e demandas pelo Canadá afora, além de perspectivas de aposentadoria, gráficos e tabelas com distribuição percentual por níveis de estudo (graduação, técnico, etc), essa informação está toda bonitinha, em formato brochura, aqui.

Há as perspectivas até 2009, média salarial, taxa de desemprego... enfim, um bom naco daquelas informações do emploiavenir/jobfutures só que consolidado para todas as profissões.

Boa leitura!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Surpresa esquisita... mas liberadora.

Ontem me aconteceu algo chato, estranho, mas que acabou se revelando inofensivo.

Tenho dois chefes, vamos chamá-los de A e B, e um deles, o B, me chamou pra conversar. DESCOBRIRAM que vou pra Montréal e ele queria saber se era verdade. Confirmei, sim, contei bastante coisa: motivação, status atual do processo. Ele está tranquilo, não liga a mínima. B sabe que tem gente que quer morar fora, fazer concurso público, ou simplesmente ganhar na mega-sena. Mas o A ficou bem grilado. A ponto de pedir mudanças quanto às posições profissionais que eu vinha assumindo. Fiquei um pouco triste, não dá pra negar. Primeiro porque isso pertence a minha intimidade e não queria que ninguém que não é importante na minha intimidade ficasse sabendo. Nem perguntei como descobriram, sinceramente acho irrelevante. Segundo, porque eu estva feliz com as conquistas.

Enfim, o fato é que agora, de certa forma, terei bem menos pressão em muito do que faço, já que várias tarefas serão divididas com um dual, pra evitar a concentração de informações e responsabilidades em mim. E no fim das contas... quem sabe de certo modo eu não possa relaxar mais agora?

Pra animar, fotos da nossa liiindja Montréal!













Bisous!



terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pedido de passaporte!!

Tenho o prazer de informar que acabei de pagar a última taxa do processo, 490 dólares ou adoráveis 825 reais!

Conforme aconteceu com os demais companheiros, não vieram os tíquetes pra colar no passaporte. O povo lá está correndo a toque de caixa!!!

Pra constar: cartinha emitida 13/11, enviada 17/11... só chegou nas minhas mãozitas hoje! Esses correios estão cada vez pior!

Mas... agora é partir pro abraço. E garantir as passagens!!

Bisous!

Data provável de viagem!

Taí do lado... countdown, malinha andando para a data provável da minha viagem. Finalzinho de abril de 2010. Isso ajuda a dar aquela sensação de finalização, concretização.

Para quem aguarda, muita paciência! E, como disse o Rafael : vamos curtir o que resta por cá. Afinal...a gente já vai se planejando pra sentir saudade de modo "tranquilo", né?

As passagens só compro com visto na mão. Mas como está 5 meses "pra lá" tenho certeza de que não terei maiores problemas. O mais complexo será reservar o lugar dos filhotes... ainda estou grilada com a Air Canada, mas a considero a melhor opção. É que no site internacional diz que permitem dois pets como limite máximo por pessoa. No site do Brasil, só um. Espero não ter problemas... Em último caso, vão de live cargo, pela Continental, que é super-bem indicada.

Pensamento positivo no que dá!!

Agora, deixa eu voltar pros 40 graus daqui!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Desânimo? Tensão?

Está me dando uma coisa estranha... véspera de pedido de passaportes (sei que tá chegando!) e tudo o que sinto é uma vontade de não pensar, não quero estudar francês, estou lerdando a francisação, não ando pesquisando muito, ando irritada no trabalho...

Será que é uma maneira da minha ansiedade se manifestar? Agora que estou vendo essa coisa de "estou indo. tudo, ou quase, ficará pra trás" talvez a minha maneira esquizofrênica de sentir esteja falando assim, meio tortinha... o ruim é que sofro só eu, se sucumbir a esse misto de preguiça com desorganização.

Enfim... talvez eu não devesse esperar tanto pra partir. Mas quanto mais dindim melhor, e chegar na primavera será melhor pra todos, principalmente pros felinos... vou dando meu jeito e me endireitando. Melhor pensar nesse tempo como fundamental pra recuperar o pique, retomar o francês... Parar com a frescura! :P

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Imigração Canadá - pra TI ficou difícil!

Pessoal,

A notícia não é nada feliz, especialmente vendo o povo de TI que a cada dia mais surge no Brasil. Parece até que fazemos partenogênese! Pelo processo federal skilled worker nós, analistas, programadores, testadores, etc, estamos FORA. Repito: fora!

A única chance de ser selecionado nesse processo é se tivermos comprovação de estudos ou emprego por um período no Canadá.

A boa notícia é que por Québec ninguém fica de fora. Eles vão priorizar os processos das profissões em demanda na província, mas ninguém é desconsiderado se tiver qualificações e falar francês.

Quanto ao federal skilled worker, você pode ler mais detalhes no site específico. Já adianto as profissões que estão sendo buscadas por enquanto:

0111: Financial Managers
0213: Computer and Information Systems Managers
0311: Managers in Health Care
0631: Restaurant and Food Service Managers
0632: Accommodation Service Managers
0711: Construction Managers
1111: Financial Auditors and Accountants
2113: Geologists, Geochemists and Geophysicists
2143: Mining Engineers
2144: Geological Engineers
2145: Petroleum Engineers
3111: Specialist Physicians
3112: General Practitioners and Family Physicians
3141: Audiologists and Speech Language Pathologists
3143: Occupational Therapists
3142: Physiotherapists
3151: Head Nurses and Supervisors
3152: Registered Nurses
3215: Medical Radiation Technologists
3233: Licensed Practical Nurses
4121: University Professors
4131: College and Other Vocational Instructors
6241: Chefs
6242: Cooks
7213: Contractors and Supervisors, Pipefitting Trades
7215: Contractors and Supervisors, Carpentry Trades
7217: Contractors and Supervisors, Heavy Construction Equipment Crews
7241: Electricians (Except Industrial and Power System)
7242: Industrial Electricians
7251: Plumbers
7252: Steamfitters, Pipe fitters and Sprinkler System Installers
7265: Welders and Related Machine Operators
7312: Heavy-Duty Equipment Mechanics
7371: Crane Operators
7372: Drillers and Blasters – Surface Mining, Quarrying and Construction
8221: Supervisors, Mining and Quarrying
8222: Supervisors, Oil and Gas Drilling and Service
9212: Supervisors, Petroleum, Gas and Chemical Processing and Utilities

Como alguns podem ter notado na lista de profissões, falta gerente pra caramba lá! :D E infelizmente algumas várias profissões regulamentadas, gerando aquela confusão mental do "eles precisam de mim, mas emperram minha chegada com quilos de processos e provas cujo acesso nem é fácil". Enfim, cada um tem uma opinião quanto a isso...

Finalizando, aos analistas de sistemas (pra nos colocar numa categoria só) nem tentem aplicar, ok? Vão perder o dinheiro da taxa inicial de processamento que não é reembolsável (se em me enganei, alguém me ajude na postagem aqui). Só pra mostrar que não adianta dar uma de esperto, veja a definição da tal profissão 0213 - Computer and Information Systems Managers aqui:
http://www5.hrsdc.gc.ca/NOC/English/NOC/2006/QuickSearch.aspx?val65=0213

Mas não se entristeçam! Sempre é possível ir pra Québec!
:)

E quem sabe no próximo biênio não voltamos à lista de demandas federal?

domingo, 8 de novembro de 2009

Verão parte II


Parodiando os queridos Quebe"quases", falo aqui do verão parte II... sim, porque o parte I, temperaturas acima dos 30ºC já acontece no inverno carioca... mas os 40ºC foram só nessa primavera.

Quarenta graus, meu povo! Estamos derretendo por cá e sonhando com a neve do Québec. Sinceramente, não quero sentir esse calor daqui nunca mais. É desumano: ficamo prostrados, meus gatos não levantam do chão (frio) do banheiro nem pra beber água, mal consigo me exercitar, sair pra almoçar durante a semana é um parto!

Não vejo a hora de esse calor todo parecer só um pesadelo distante que ficou pra trás... nem praia dá pra ir porque estão lotadas e a concentração de pessoas só piora a sensação de que vamos derreter feito sorvetinhos a qualquer instante!!
:O

Bom inverno pra vocês que estão no Québec! Bom verão aqui no Brasil pros que gostam. E bons sonhos de novas terras pra quem está na espera da emigração!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

$ Quanto levar?

Questão controversa, cada um sabe de si, sabe o tempo que espera ficar sem emprego, etc.

Só pra lembrar, a recomendação do governo do Canadá é bem conservadora pra quem não for chegar em inverno e planeja se ajeitar em qualquer emprego logo.

Visite sempre:
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.asp

A tabela abaixo é a atual:

Number of
Family Members
Funds Required
(in Canadian dollars)
1 $10,833
2 $13,486
3 $16,580
4 $20,130
5 $22,831
6 $25,749
7 or more $28,668

Confesso que 10K continua sendo meu ideal. A diferença é que no federal essa "proof of funds" tem que ser no começo do processo. Por Québec a gente pode ir juntando aos poucos e não tem que provar nada a ninguém (ao menos em princípio)!
:)

Boa sorte pra qualquer quantia que pensem em levar!

Francisação: cuidado ao mudar de fórmula

Queridos,

Acabei de receber as boas vindas do meu tutor de auxílio para a autoformação (em vez da standard): a notícia triste é que eu estava no fim do módulo e foi tudo APAGADO. Ou seja... recomeço!!

Recomendo fortemente que aqueles que não acham que conseguirão seguir com aulas em horários com a turma mude o quanto antes... ou não mude mais, mesmo que fique "feio" faltar às aulas. Deu dor aqui de ver tudo o que fiz 'apagadim'...
:(

domingo, 25 de outubro de 2009

Corrida, espera, viagem

Mil coisitas acontecendo. Teve a corrida do circuito adidas, onde mais uma vez fui no grupo dos 5km. Taí o registro e aproveitando pra mostrar minha caritcha, que acho que nunca apareceu aqui pelo meu blog!!! rsrsrsrs

Além disso, andei viajando para a (lindííííssima) Buenos Aires a trabalho, então o mundo virtual ficou paralisado. Estou tentando ao máximo controlar a ansiedade porque estou tão cansada e estressada com coisas do trabalho... realmente é o fim. Nesse nível de desgaste e empenho com TI... não há espaço em meu coração!! Acredito que o trabalho tem que ser um dos pontos da vida onde haja paixão. Se não há... não estou mais disposta, nos meus 30 aninhos, a ficar "so-so" com algo que me toma bem 8 horas do dia, por 5 dias em 7!

Nessa de esperar e controlar ansiedade, preferi não seguir os meus exames até T&T. Semana que vem vou olhar só pra ver se chegou, sabe como é, exames têm validade e o ser humano sempre pode ser desonesto ou cometer erros. Enfim, quero garantir que chegou! E tentar me manter calma e confiante que o visto venha logo. Daí sim eu consigo me sentir mais tranquila no nível mais real possível. Compro as passagens da família (eu et mes petits chats) e desenrolo o que tem que se desenrolar. Tique-taque do relógio e começarei a pensar em despedidas...

Obrigada a todo carinho nos comentários, emails, skype. Obrigada pela paciência de ler esse blog que é meio que uma cuspideira do que sai da minha cabeça: ora informa, ora é mero desabafo, ora não é nada ao certo.

É isso aí. Post meio estranho, um tanto desconexo, mas reflete bem meu estado de espírito. caminhemos na espera, cada um em sua etapa de processo, mas com um fim confluente!

Bisous

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Exames Médicos - II - Dúvidas e curiosidades (ATUALIZADO)

Bom pessoal, respondendo a algumas perguntas pra quem quer se antecipar aos exames, vamos lá:

Exame de urina;
Sangue: Sorologia Sífilis (VDRL) e AIDS (HIV).
Sangue: Hebatite B (6 antígenos de superfície) pra quem tem tatuagens
Raio X de tórax: PA e perfil

Detalhe curioso: hepatite B transmite-se por via sexual e sanguínea, podendo ser tão braba como a sífilis e a aids. É inclusive uma das doenças infecciosas mais comuns do mundo. Assim sendo, não sei por que não é considerada padrão e só é pedida aos tatuados...

Deixa pra lá!

Nos laboratórios e clínicas radiológicas dificilmente os enfermeiros e técnicos assinam aquele documento. Além de estar em inglês eles não se responsabilizam. Acaba sendo comum se preparar pra deixar o papel no local, sendo enviado a alguma matriz e retornando depois carimbado e assinado junto com laudos. Portanto, os exames podem demorar um cadinho mais e ser um cadinho mais burocráticos.

Atualizando
*******************************
Não conheço uma lista de problemas específicos, mas li o que fica indicado no papel que o médico nos dá. Coisas para prestar atenção:
Quaisquer alterações de pressão, açúcar ou indícios (passado ou presente) de tuberculose são avaliados, mas não impeditivos. O médico pede exames adicionais nesses casos e, de posse de laudo específico, pode marcar no formulário que a doença está controlada. Da mesma forma para indício de problemas renais (sangue ou proteínas na urina, por exemplo).
Quanto a hepatite A, C, D, E... eles não procuram saber. Só perguntam pela tal da B. E olha que a B tem cura!!
Enfim. Essas doenças não são eliminatórias. Qualquer enfermidade que esteja sob um nível de controle aceitável pode passar. Mas lembrando: o médico daqui atesta, mas quem define é o povo de Port of Spain...

Enfim... confiemos que vai dar tudo certo!!

Boa sorte a todos!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Exames Médicos - I

Pois é, pessoal. Já fiz a parte um dos exames e a bendita consulta. AMEI o médico. Faz a consulta como um verdadeiro clínico geral, demorado, criterioso. E o mais legal: aceitou os exames que eu já tinha feito, só pedindo o adicional da hepatite B por conta das tatoos.

Então, aqui vai ele, no Rio de Janeiro:

Janeiro Alexandre Buescu Rua Barao de Lucena, 48-2° andar, Sala 7,
,
22260-020

(55 21) 2527-3477

Anglais / Français / Portugais / Roumain / Espagnol

Quanto aos exames de sangue... paciência!! Todos ficam com medo de assinar aquele papel do consulado que, pra quem sabe inglês (ou francês) percebe que nada mais é do que um atestado de presença. "Atesto que a Petula, a dessa foto aí, está tirando o sangue comigo". No Sérgio Franco me obrigaram a mandar aquele papel láááá para o responsável técnico dos laboratórios Sérgio Franco aqui no Rio. O ó!! Afinal, esse responsável técnico não fez o "cara-crachá" comigo. Mas como toda a equipe de enfermagem e laboratorial fica com medo de assinar... já sabem! Tem que esperar uns dias esse doc ir e voltar assinado e carimbado... fiquei revoltada! Mas depois pensei: os consulados deviam fazer um papel bilíngue, sempre incluindo a língua do país em que está. Soa arrogante não sendo assim!

Enfim... espero que não estoure o prazo de exames!

Depois posto a experiência do raio x.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Chegou o pedido de exames!!

Muita, muita emoção!!! Consegui marcar com o médico de Botafogo já pra segunda, dia 5, mais simpático que o de Copa, do qual tive uma referência bem ruim!
:)
Muita emoção! Desejo aos companheiros de jornada a mesma, a gloriosa e moção quanto antes!

Depois faço um post decente!!!

Obrigada pela torcida, pelas palavras de carinho. Quando a gente se torna adulta acaba podendo escolher novos membros da família unidos pelos laços do coração. "Obrigados" aos membros da minha nova família!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Vitórias

É curioso: quando entramos em um ciclo de vitórias elas vão alimentando umas as outras, vão abrindo espaços pra questionamentos e escolhas. E nos mostram visões da realidade que por vezes não conseguimos enxergar com clareza. ESPECIALMENTE sobre nós mesmos.

Acabei de ser promovida. Faltam pouco mais de 6 meses pra partir (espero!!!) e recebi uma promoção muito boa. Trabalho com desenvolvimento de software e cheguei em um posto muito bom: arquiteta de sistemas. Eu decido o que fazer e como, o rumo técnico do projeto passa a ser minha responsabilidade. Uma baita responsabilidade!! Na empresa alemã em que trabalho a sigla é PJI (Engenheiro de Projetos, em alemão). É uma posição glamurosa e árdua!
:)

Fico feliz. Sei que vou deixar a informática. Talvez ainda trabalhe com isso no meu recomeço no Québec, mas não por muito mais tempo. Mas é maravilhoso ter essa sensação de que vou sair no auge. Ainda mais eu, que já me acreditava sem forças, saturada. Sinto-me uma atleta do intelecto e tecnologia!! Poucas mulheres conseguem cargos de confiança puramente técnicos. Já posso dizer que sou uma delas. O orgulho não é a melhor sensação do mundo, mas me permito meus 5 minutinhos de fama aqui... afinal, será só recomeço e anonimato lá em Montréal.

Bisous
P

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Correndo pro bicho não pegar

Pra quem não sabe, sou corredora recente. Iniciei na atividade em fevereiro deste ano e no meio dele acabei parando por mais de um mês por conta de um problema no pé (nada relacionado ao esporte) que me fez ficar de molho...
Voltei há poucos meses e já participei de algumas corridas de rua, sozinha e em equipe. Sou realmente iniciante, não nego. Corro no máximo 8km. É tudo divertido e maravilhoso, um esporte encantador. Traz sensação de liberdade, traz um bem-estar fenomenal. E o vento batendo no rosto... uau!

Pois é. Assino uma revista de qualidade para a prática da corrida e, qual não foi a enorme tristeza ao ver que veio uma matéria com dicas de segurança na corrida. Não tem a ver com uso de um bom tênis, uso do frequencímetro nem nada. São dicas sobre como, quando e onde correr pra não ser atacado, assaltado, etc. Não é triste isso? Parques, cidades universitárias, praticamente tudo com baixo policiamente e altos índices de criminalidade. Correr à noite (opção de quem trabalha na maioria das vezes) é praticamente impossível em alguns pontos de Rio, Sampa e BH. E para as mulheres, dicas "especiais": não usar roupas femininas, prender os cabelos em boné, usar óculos escuros.

A reportagem me deixou deveras triste. Desnecessário comentar muito. Eu não vejo a hora de correr com um pouco mais de segurança nos inúmeros parques e mesmo pelas lindas ruas dos bairros que temos por Montréal. Correr feminina, porque tenho o direito. Correr feliz.

Enfim! Que bom estou cuidando do coração na corrida e isso me salvou de quase ter um ataque ao ver que os irmãos de jornada de fevereira já estão sendo chamados a fazer os exames!!
:D

É o Québec mais pertinho já pra alguns!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Merci tout le monde!

Esse post é só pra agradecer o carinho por conta do meu post tristonho "Nem tudo são flores".
Foram coisas do coração: algumas pessoas já estão ficando pelo caminho, outras surgindo. Uma das perdas foi significativa.
Muito obrigada! É muito alentador, gostoso e revigorante perceber como sonhos em comum podem unir as pessoas. Não conheço nenhum de vocês ao vivo e mesmo assim recebi mais mensagens positivas do que de alguns "íntimos" de vários anos. Do alto de tanto estresse que esse processo traz _e a nova vida já no Québec traz ainda mais_ e vocês, irmãos de jornada, acharam um cadinho de tempo e afeto pra me dar.

Muito, muito obrigada! Espero poder retribuir em dobro aqui pelo Brasil e depois lá pelo nosso Canadá!

Bisous
P

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Passaporte Renovado

Procedimento na PF é fácil e rápido. Recomendo fazer a inscrição de renovação do passaporte no famigerado Internet Explorer, pois no Firefox às vezes o javascript dá erro na data do RG... vá saber!
Agendei para a unidade do Rio Sul, aqui no Rio em Botafogo. Tudo muito rápido, conferências bem simples. Pra buscar é ainda mais fácil. Servicinho que funciona, esse!
Eu fiquei na dúvida se renovava agora ou não, pois ainda faltavam 9 a 10 meses pra ele vencer. Contudo, lendo posts de blogs amigos vi que renovar no Consulado do Brasil em Montréal seria caro e estressante. Melhor agir aqui. E, claro, já carimbar meu vsitão no passaporte novo, que inclusive é o modelo digital, tecnológico, cheio de frescurites e mais seguro. É azulzinho pra todo o Mercosul!
Tá na mão e a fotocópia já chegou no Consulado em Sampa. Agora... novamente aguardar o pedido de exames. Mas já convencida que deve vir só no fim do ano, bora "franceisar", namorar e curtir o que ainda se pode curtir de bom nesta terra injusta, porém bela!

Bisous

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Nem tudo são flores



Processo continua! Decisões são decisões. Algumas coisas avançam, outras ficam pelo caminho.
E é preciso seguir em frente...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Rainer Maria Rilke - Letters for a young poet - Letter Nine

"There is probably no point in my going into your questions now; for what I could say about your tendency to doubt or about your inability to bring your outer and inner lives into harmony or about all the other thing that oppress you - : is just what I have already said: just the wish that you may find in yourself enough patience to endure and enough simplicity to have faith; that you may gain more and more confidence in what is difficult and in your solitude among other people. And as for the rest, let life happen to you. Believe me: life is in the right, always."

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pequenas felicidades

Pedi pra mudar meu endereço de correspondência, pois meu prédio é daqueles pequeninos, sem porteiro, etc. E como vem aí o pedido de exames e o exchange de passaporte, nem pensar em confiar!
E... felicidade, atualizaram esse endereço no e-Cas. Será que isso significa que estou sendo "processada"?
:)

É, as pequenas felicidades de quem está na angústia!
Boa sorte pra quem ainda aguarda!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Real Canadian Food

http://www.eatrealeatlocal.ca

Um problema real que atinge nosso novo país.

Consulado em SP

http://www.cic.gc.ca/english/information/offices/missions/sao-paulo.asp

Esse é o caminho da salvação nesse período da espera final. A tabela abaixo é informativa. O melhor é sempre ir no link acima.

São Paulo, Brazil

Office Type: Full Service Centre
Service Lines: Immigrants: Yes
Visitors: Yes
Workers: Yes
Students: Yes
Responsible for immigrant applications from: Brazil
Responsible for visitor applications from: Brazil
Office Location: Consulate General of Canada
Visa Section & Immigration
Centro Empresarial Nacoes Unidas - Torre
Avenida Nacoes Unidas, 12901, 16th Floor
São Paulo
Mailing Address: Consulate General of Canada
Visa/Immigration Section
Centro Empresarial Nacoes Unidas - Torre
Avenida Nacoes Unidas, 12901, 16th Floor
São Paulo
04578-000, Brazil
Internet Site: http://www.dfait-maeci.gc.ca/brazil
Telephone/ Facsimile Numbers: Mission Tel.: (55-11) 5509-4321
Immigration Tel.: (55-11) 5509-4343
Mission Fax: (55-11) 5509-4260
Immigration Fax: (55-11) 5509-4262
Case Specific Enquiry: https://dmp-portal.cic.gc.ca/cicemail/intro-eng.aspx?mission=sao paulo
General Enquiry: SaoPaulo-im-enquiry@international.gc.ca
Office Hours: Monday: 08:00 - 17:00
Tuesday: 08:00 - 17:00
Wednesday: 08:00 - 17:00
Thursday: 08:00 - 17:00
Friday: 08:00 - 13:30

Comments: Open to public Monday to Thursday from 8:00 to 11:00 and from 15:00 to 16:00. Friday from 8:00 to 9:30 and from 12:00 to 13:00.

Preste atenção que se sua mensagem não for enviada via Case Specific Enquiry você pode cair num graaaande limbo. Experiência pessoal!

Esperemos...
:)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Canadá não muito amistoso

Tenho ouvido e lido comentários sobre falta de cordialidade no setor de imigração do Canadá com quem está com visto de turismo. O útlimo e mais chato foi no blog de uma família lindona, Well & Suzel.

É uma pena que isso aconteça... parece, não sei ao certo, que ao mesmo tempo que o Canadá precisa de imigrantes e faz de tudo pra atraí-los ele se sente apavorado de ter fluxos migratórios ilegais. Faz todo sentido que o país se proteja, mas não deixa de ser chato para o turista que vai feliz, animado, especialmente se vai prospectar pra sua futura imigração. E dói mesmo é quando maltratam um brazuca, alguns dessa nossa gente tão simpática...

Confesso que eu mesma não pude fazer isso. Contratei um curso de francês, hospedagem, passagens, comprei dólares canadenses... e me virei pra ter que desfazer tudo, perdi dinheiro em todos os itens. O consulado me negou visto de turista. Esse mesmo que me aceitou tranquilamente como imigrante me descartou sem meias palavras como turista. Os motivos eram variados: não sou casada, não tenho filhos, trabalho como PJ, não tenho propriedades móveis ou imóveis no Brasil (fui considerada como "requerente que não apresentou ligações sócio-econômicas com o país de origem). E o pouco dinheirinho que tenho... eles encararam que dinheiro pode ir a qualquer lugar, então... me barraram.

Enfim, quero dizer que compreendo a chateação de todos. Foi um baque enorme, eu cheguei a pensar que não seria aceita no processo de imigração, mas pelo visto há raciocínios distintos para tipos de imigração distintos. O que quero dizer é: não desanimem se forem barrados ou maltratados. A postura parece ser diferente _ pra melhor!_ quando temos nosso carimbão definitivo no passaporte.

Bisous
P

terça-feira, 30 de junho de 2009

terça-feira, 23 de junho de 2009

Valores

Por esses dias estive pensando muito no quão pessoal é a escolha de emigrar/imigrar. Qualquer escolha, na verdade. Mas percebi que os que querem e têm sucesso têm algumas características comuns. Por exemplo, é possível listar desvantagens que os amigos imigrados comentam:

- Celular pode se tornar um inferno. A maioria das contas básicas pagam pra efetuar e RECEBER chamadas, é preciso conversar muito na operadora de telefonia pra fechar um bom plano.
- Direitos trabalhistas não são tão paternalistas como no Brasil: é fácil contratar e demitir. Férias longas são um luxo. Adicional de férias, décimo terceiro, etc... vão deixar saudades se no Brasil você era CLT.
- Bancos: nem preciso citar o atraso tecnológico comparado ao nosso SPB, sistema de pagamentos brasileiro, do qual todos os bancos fazem parte. É um dos melhores DO MUNDO.

Pra contestar as afirmações acima, eu defendo nossa Province du Québec:

- No começo a telefonia celular no Brasil também era assim. E provavelmente a maneira como a sociedade lá está organizada torna as pessoas menos dependentes do bendito aparelhinho, o que justifica preços maiores. De todo modo, os interessados conseguem bons planos.
- Aqui no Brasil poucos são CLT. Eu fui por um ou dois anos e ganhava bem pouco nessa época. Então estou desacostumada aos favores que nos concedeu tio Getúlio. E mais: no Québec as pessoas não se matam de trabalhar como aqui. O trabalho faz parte da vida mas não é a razão de viver. Assim... não tem que ser nem mamata nem inferno.
- A tecnologia bancária no Brasil evoluiu principalmente pra controlar e conter crimes e fraudes e não simplesmente pensando no lindo cliente. Deve ser bem mais legal morar num lugar onde o conceito de sacar a grana de um banco e levar pra outro pode ser posta em prática, pois sugere o quanto que a criminalidade é baixa.

Além dessas defesas da minha futura província, eu elenco mais motivos em que meus valores já não conseguem mais seguir os contornos do Brasil:

- Detesto pessoas que não entendem o espaço individual: te batem e dão trancos ao andar pelas ruas, baforam cigarro na sua cara em qualquer lugar, grudam bem atrás de você na fila, falam cutucando, pegando, sem nem mesmo te conhecer, etc.
- Não quero ter que pagar por toda a educação dos meus filhos e mesmo assim não conseguir garantir a eles a entrada numa boa faculdade.
- Não quero me preocupar com criminalidade da maneira como fazemos aqui no Brasil, em particular no Rio, já tendo estratagemas de defesas tão arraigados que achamos algumas coisas "normais".
- Não quero passar a maior parte do ano escaldando sob o sol.
- Não quero me matar de trabalhar pra ter uma vida digna, nem ter que me concentrar nas profissões de maior valor $$ em detrimento do que gosto de fato.
- Não quero ignorar a existência do preconceito. Quero estar num lugar que aceita que ele existe e que cria planos reais de mitigação contra preconceitos, desde àqueles contra a mulher até aqueles reservados à minorias.
- Não quero a igreja interferindo na ciência, política e vida cotidiana. Isso é uma decisão por demais pessoal pra ser imposta como é feito no Brasil: não falta feriado cristão, mas nenhum dia judaico ou muçulmano é feriado de fato. Melhor que os feriados fossem "dia na nação", "dia da natureza", etc. Aliás, a harmonia intercultural e interreligiosa no Québec é emocionante!
- Quero paz...

Enfim, valores são sempre muito pessoais. Um subconjunto acaba casando com o de outras pessoas e assim formamos as comunidades, os grupos que querem viver juntos. Sempre que me lembro disso me sinto feliz com a minha escolha. E ansiosa, que não chega logo esse pedido de exames!
By the way, deadline inicial é apenas em outubro, que é o de 6 meses... espero que venha antes!

Bisous

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Teste da FEL

Pessoal,

Recomendo que todos, bem antes de fazer a aula virtual, acessem:

https://admin.na3.acrobat.com/common/help/fr/support/meeting_test.htm

As configurações da aplicação de meeting da Adobe é muito chatinha. Esse teste vai mostrar o que está ou não instalado. Tive o desprazer de perder minha aula por conta disso. Motivo? Mega-técnico. Uso sistema operacional Ubuntu 8.04 (um tipo de Linux) para 64 bits, pra potencializar tudo o que der no meu hardware maravilhoso. Mas a Adobe... ela ainda não lançou flash player pra sistemas QUAISQUER QUE SEJAM 64 bits. Solução? Gambiarras como criar um ambiente 32 bits no meu Ubuntu. Instalar Virtual Box ou VM Ware e dentro dele colocar outro sistema operacional de 32 bits. Por fim... reinstalar meu sistema operacional do zero mesmo, na versão 32 bits.
:(

Muito triste...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quando o saco enche...

Estes dias estão bem turbulentos aqui no trabalho. Já não gosto mais da profissão, não vejo a hora de mudar, então tudo fica mais irritante. E é uma pressão ridícula, sempre a mesma coisa, sempre gerente vendendo a mãe em formato de bolo e você tendo que fazer... e com os prazos dele! Vem sendo bastante revoltante a desorganização que encaro.

Dá uma coisa aqui no coração, aperto na garganta. Dentro de mim falo "vocês não sabem, mas estou partindo desta para melhor, vou largar vocês e seus projetos zoneados", mas sei que não posso dizer, não posso deixar o emprego agora, me irritar a ponto de estourar. Penso no dindim a mais pra juntar (sempre bem-vindo) no final do mês e tento correr e iogar pra ficar mais calma...

Nossa, este post é veramente desabafo! Como é difícil essa fase de transição na vida, em que quilos de coisas já não fazem mais sentido mas ainda pesam nas costas e não podem ser deixadas na estrada. É tão difícil...

... e vencer o cansaço pra me dedicar ao francês, não deixar a peteca cair, afinal a aspirante a tradutora aqui tem que ser mestre, fenomenal, absoluta no francês o quanto mais e o quanto antes. E não adianta desanimar, porque só e recomeçando lá no Québec, aí é que o bicho pega mesmo!

A todos que estamos na espera, muita calma. E lamento pelo post nada informativo. Ele não é informativo nem pra mim, é basicamente cuspe e arroto. Gosto de usar esses termos para me referir a coisas que simplesmente saem, que não conseguimos conter e que são excrementos, não poderão ser reabsorvidas.

*******

Pra quem gosta de ioga: descobri recentemente que sou uni-dosha e esse meu dosha predominate é o vata. Tenho até ásanas, meditações, alimentação específica pra favorecer meu tipo. A Ayurvédica é um fenômeno!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Minha conta HSBC e HSBC informa - Canadá

Acabei de conhecer a nova gerente da minha conta no HSBC, que há poucos meses se transformou em Premier*. Com isso vem a expectativa das facilidades lá no Canadá. Ainda não tenho como saber se foi uma boa escolha, já que há alternativas locais, como o banco Desjardins, mas enfim... apostas. Eu realmente não pretendo levar dinheiro e nunca gostei de travellers checks. E tendo conta o legal é transportar o dinheiro de maneira segura pelo próprio banco, transformando o valor com a taxa de câmbio bacana do CAD comercial.

Além disso, quem não gosta de um atendimento especial, um ambiente bonito, sem filas, com gente sorrindo e prestativa? O ambiente Premier é super-bacana! Bancos no Brasil são mais pra sucata pro coitado do cliente comum, aquele que justamente mantém o banco de pé. Mas enfim, isso é outra história.

Outra coisa legal foi que descobri que o HSBC tem um site com infos muito bacanas sobre vários países no mundo. Eu obviamente foquei no Canadá. Pouca coisa é realmente novidade (pra nós que fazemos uma verdadeira pesquisa pra imigrar), mas é bonitinho e há várias informações diferentes concentradas. Bem, nada que um iGoogle não possa fazer por nós.
:)

* Pra começar imediatamente como Premier aqui no Rio seria preciso no mínimo 25 mil de depósito ou uma comprovação via contracheque (ou seja, CLTs) do volume mensal mínimo de 5 mil reais.

Estudos de Tradução I

Como alguns sabem, pretendo mudar não apenas de país, mas também de profissão. É um assunto complicado, especialmente porque muitos de nós não vão com rios de dinheiro para o Québec. Assim, é preciso pesar bem o que fazer: continuar trabalhando na área atual por algum tempo, fazer um trabalho à temps partiel de qualquer outra coisa só pra garantir alguma verba entrando, bancar mil por cento a vida e os estudos, pedir bolsa ao governo, etc.

Bom, eu não decidi ainda, mas acho que ao menos por mais um ano ou dois trabalharei como analista de sistemas. Pra quem não sabe, lá em Montréal como aqui no Rio as oportunidades borbulham, os salários têm a mesma variedade e geralmente são empolgante$. E não mexer por um tempo na sua graninha guardada é sempre mais seguro.

A boa notícia é que dá pra estudar formalmente só à noite (e, claro, se matar nos finais de semana) e numa das melhores universidades do mundo. Vai aí embaixo apenas um pouco dos detalhes diante de todas as informações possíveis encontradas na web.

McGill

Linda, antiga e respeitada, a McGill é uma universidade de língua inglesa, sonho dourado de muitos. Com um processo seletivo que é um crivo federal, pra muitos ela permanece apenas como esse sonho.

Ela não é exatamente cara para aqueles que vivem no Québec e podem comprová-lo. Na verdade, pra nós, há uma série de subsídios que deixa o estudo bem acessível. Segue uma proposta de custos da própria instituição: Média financeira.

É meio genérica, mas dá pra se animar!

O curso que pretendo fazer garante um
Certificate. Com ele é possível atuar como técnica em tradução e dar continuidade nos estudos (na própria McGill) obtendo outros certificates até obter um Diploma, geralmente após 3 anos de estudos. Ele está listado aqui: Certificate in Translation. Observar que ele está debaixo da rubrica do ensino continuado, o que ocasiona com que o curso nem sempre exista em todas as séances/terms. No site dá pra conhecer o programa de estudos e muitas outras coisas.

Existem várias formas de entrar. Aplicar como mature student
, fazer os testes de admissão e/ou fazer programas de língua inglesa/francesa como pré-requisito pra entrar. Os prospective students são avaliados no seu inglês ou francês. É possível optar por fazer essas provas internacionais como IELTS e DALF ou simplesmente se submeter aos testes "da casa". O legal é que o estudante, uma vez aprovado, pode optar por fazer vários de seus trabalhos em francês. Importante, nota mínima é B-, ou seja, nossa nota 7 aqui. Uma ou outra disciplina pode pedir trabalhos extras pra quem ficar abaixo disso, mas em geral, mais de uma disciplina com menos de B- é igual a ... deixar o programa! É um suadouro!

É possível se inscrever online ou via papel, na própria instituição. Pra quem vai fazer online tem que ter cartão de crédito internacional e com um bom limite de crédito, o que pode ser uma limitação pra alguns. O mais complexo e importante é: o prazo. Eles são rigorosos, exigem inscrição com muita antecedência. Há pessoas que se inscrevem um ano antes do term/séance que desejam cursar. E fica claro no site que o atendimento de seleção, avaliação dos papéis, etc segue uma FIFO (
brincadeira-referência de computeiros: first-in-first-out para a regra "first arrived first served")

Eis os prazos para aplicar:

Semester Application Deadline

Fall 2009 June 1, 2009
Winter 2010 October 1, 2009
Spring/Summer 2010 February 1, 2010
Fall 2010 June 1, 2010
Winter 2011 October 1, 2010
Spring/Summer 2011 February 1, 2011
Fall 2011 June 1, 2011

O bacana é que praticamente todas as informações estão no site. A parte ruim é que podem não ser exatamente gentis se você perguntar alguma informação que já esteja no site. Isso vale pra qualquer universidade, pelo que venho vivenciando. Então, pesquise bem e só mande seu email pra perguntar coisas bem precisas, de preferência que não sejam mera prospecção, mas algo concreto referente ao seu projeto de estudos.

É isso. Também estou avaliando a Concordia (outra inglesa) e a Université de Montréal, mas nessas os cursos são diurnos. Claro que existe a possibilidade de entrar como estudante de tempo parcial, mas é preciso avaliar bem, pois o curso pode se estender demais, o que não é bem visto. O legal é que o preço está bem equilibrado para todas. Enfim, se alguém se interessa por estudos de tradução, foi aqui a dica número um. Fiquem à vontade pra trocarmos figurinhas.


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Enquanto espero...

... espera ativa!
Estou correndo na francisação, que não é exatamente puxada, mas funciona mesmo como um curso, com objetivos claros, atividades, prazos. É muito legal. Minha tutrice chama-se Annick McKale. Ainda bem que comprei fone de ouvido potente e novinho, bonzão, daqueles que parecem de DJ.

Inseri mais uma novidade no meu leiaute: contador de visitas. Por enquanto está pobrinho, afinal, preferi começar do zero, já que não daria pra arbitrar um outro valor inicial e ser precisa!

Queria também aproveitar pra agradecer a união de todos os amigos que estão juntos, de coração, nesse processo, seja ele provincial ou federal simplificado. Aprendo demais com a visita a alguns blogs, com os encontros, com as comunidades. Certamente o brasileiro entende o significado de dar as mãos. E essa união tem tornado muita coisa mais fácil.

Também iniciarei o processo de venda de alguns itens dos quais já posso me privar, como instrumentos musicais, alguns livros, cds. Quem quiser visite, avise a amigos. Assim que sair meu visto terei uma casa inteira pra vender! Vai ficar linkado aqui no meu blog.

Bisous.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pedido de Exame - Médicos Autorizados

Pra quem, como eu, ficou na fila de espera no pedido de exames médicos, já pode pelo menos ir dando uma olhada nos médicos autorizados de sua cidade.

Aqui no Rio, de onde sai muita, muita gente pro canadá, só temos 2 médicos! Bem, é melhor do que nada. Vale a pena já conferir os endereços, mas não me arriscaria a já marcar a consulta, pois a mesma necessita de formulários que o consulado envia e que serão preenchidos pelo médico.

Alista completa para o Brasil

terça-feira, 2 de junho de 2009

Supermercado

Pra fazer uma simulação de alguns gastos, por exemplo, ter idéia de sua despesa mensal com tudo o que precisar num supermercado, uma boa dica é visitar este site:

http://magasin.iga.net/

O IGA pode não ser o seu supermercado de fato no Québec, mas é um bom simulador, ajuda a montar a planilha que vai servir numa entrevista durante o processo, mas principalmente, pra balizar as expectativas financeiras. Pra quem ainda não fala francês ou simplesmente não vai pra Québec, tem versão em inglês. Mas recomendo a ir no raiz do site e escolher a província/região correta, pois os preços variam.

Do meu ponto de vista, considerando meu consumo e dos meus gatinhos, vou gastar um dinheiro muito parecido com o que já gastamos aqui. É muito alentador! Especialmente pra eles, já que vi várias marcas que já consumimos aqui no Brasil. Para mim, se não puder ir a mercadinhos brasileiros, vou ter que conhecer toda uma vasta gama de produtos, me acostumar, escolher novas marcas favoritas, etc. É o preço da mudança!

Ah, vale lembrar que em todos incidem taxas de aproximadamente 15%.

Boas compras ;)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Futuros Papais e Mamães

Para futuros papais e mamães, de filhos naturais ou adotivos, saibam que é possível receber ajudas variadas do governo. Há planos de auxílio para pais empregados, autônomos, etc.

O site é oficial, cheio de informações úteis é o:
http://www.rqap.gouv.qc.ca/

Qu'est-ce que le Régime québécois d'assurance parentale?

La famille se trouve au cœur des priorités du gouvernement du Québec. En effet, plusieurs mesures favorables à la famille ont été mises en œuvre au cours des dernières années. Parmi ces mesures figure le Régime québécois d'assurance parentale (RQAP). Ce régime, qui est en vigueur depuis le 1er janvier 2006, constitue un moyen concret, pour les travailleuses et les travailleurs, de mieux concilier leurs responsabilités familiales et professionnelles. Il vise à soutenir financièrement les nouveaux parents, à les encourager dans leur désir d'avoir des enfants et à les soutenir dans leur volonté de consacrer plus de temps à leurs enfants dans les premiers mois de leur vie.

Le Régime québécois d'assurance parentale (RQAP) prévoit le versement de prestations à toutes les travailleuses et à tous les travailleurs – salariés et autonomes – admissibles qui prennent un congé de maternité, un congé de paternité, un congé parental ou un congé d’adoption.

Depuis le 1er janvier 2006, il remplace les prestations de maternité, les prestations parentales et les prestations d’adoption qui étaient offertes aux nouveaux parents québécois en vertu du régime fédéral d’assurance-emploi.

Le RQAP est un régime de remplacement du revenu : il faut avoir touché un revenu d’emploi pour y avoir droit.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pra ir esperando feliz, imagens de Montréal, onde pretendo morar e da McGill, onde pretendo estudar!



Boa espera a todos!

terça-feira, 5 de maio de 2009

J'attends...

Pois é, só pra dizer que a espera pelos exames é uma coisa de louco. Ansiedade demais... Fico tentando me acalmar, dizendo que está tudo bem, que já cheguei até aqui... mas que ansiedade!!!
:)
Mas vamos lá, vamos aguardar. E desejo paciência aos companheiros de jornada na mesma situação. No meu caso não completei nem 2 meses de espera e sei que tem gente com muito mais motivo pra arrancar a peruca!

Bisous
P

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Estudos no Québec: coup d'œil

To understand equivalences of degrees, it helps to examine Quebec’s entire educational system.

Elementary (primary) school lasts six years; high school lasts five years. Pre-university, or collegial, studies last two years and lead to a diploma of collegial studies (DCS), which is a prerequisite for university admission.

As a result, students can attend university after completing 13 years of schooling, usually at 19 years of age. The most demanding programs are subject to strict admission criteria.

Undergraduate studies, which lead to a Bachelor’s degree, last four years.

Certificates are undergraduate diplomas earned following one year of studies; students can accumulate three certificates to earn a Bachelor’s degree.

The first level of graduate studies is the Master’s program, which last two years with a master's thesis or a supervised project, is geared toward research and is often completed in preparation for a Ph.D. program.

The D.E.S.S. (Diplôme d’études supérieurs spécialisées) is a graduate diploma with a professional orientation.

The second level of graduate studies is the Doctorate (Ph.D.), which is a three-year, research-oriented program.


A fonte é uma escola de Adm e negócios, mas acaba explicando rapidamente o sistema québecois. Mais infos em: http://www.hec.ca/en/prospective_student/quebec_system/index.html

terça-feira, 14 de abril de 2009

Francêisando!

"Bonjour,

Nous confirmons votre admission au programme de francisation en ligne. Pour continuer, vous devez obligatoirement passer le test de classement."

É isso aí! Estou inscrita na francisação online pra já ir me preparando! Depois eu detalho a minha experiência.

Por agora, só posso dizer que estou bem feliz! E ansiosa!! Quero logo os exames. Decidi puxar pra frente minha data de partida, que seria segundo semestre de 2010 (por motivos diversos). Agora vou no primeiro, vou chegar lá na primavera da nossa Belle Province!

À la prochaine!

domingo, 12 de abril de 2009

Processo aberto!

Pois é, pessoal! Alívio! Docs no consulado dia 30/03, processo aberto dia 02/04!
:)
Cartinha recebida neste adorável último dia 9, quando eu chegava em casa pra buscar a mochila e viajar pra Páscoa... envelopinho chinfrim, como alegaram mesmo algusn colegas! Carimbo quase apagado! Mas era ele! O belo e aguardado envelope!
Que venham os exames!

Dica: REALMENTE o family name ao consultar o e-cas acaba sendo apenas o último nome, mesmo que na papelada você tenha colocado o family name como todos os seus sobrenomes.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ansiedade!

Então é assim, a gente espera. Manda papelada e acha que em uma semana já deveria ter sido contatada pelo Consulado, fica com medo de alguma foto ser rejeitada, fica achando que esqueceu de pagar alguns centavos na taxa do processamento federal. A verdade é que depois que passamos da entrevista e pegamos nosso lindo CSQ fica tudo mais agitado. Uma hora a calma e a certeza de ser um selecionado. No outro, a impaciência de mudar de vida. Eu estava tranquila até decidir começar a fase federal. Agora é só ansiedade, ansiedade!

Acabei de me inscrever na francisação online. Tem que ter o número da referência individual pra se inscrever. Materiais bacanas e professor québecois! E, subitamente recusada: numero individual ou data de nascimento incorreto. O pior é que tenho certeza de ter preenchido tudo corretamente! Daí... mais ansiedade, mais medo de algo não estar constando dos sistemas de imigração.

Enfim... espero que dê tudo certo. Hoje foi um dia de fortes emoções na vida pessoal. E juntou tudo! Ansiedade é meu pior defeito e me deixa num constante estado de exasperação, culminando no cansaço. Mas tudo será válido ao final, ou assim espero!

terça-feira, 31 de março de 2009

Antecedentes Criminais - A Missão

Sim, foi uma odisséia tirar esses antecedentes!!! Deu ainda mais vontade de partir! Incrível a falta de respeito que encontrei nessa saga de documentações.

Para dar entrada na parte federal do processo (sim, eu enrolei no tempo de propósito, podia ter feito isso antes) é preciso tirar 3 certidões comprovando que você não tem processos cíveis ou criminais em seu nome. Dois estaduais e um federal.

O da Justiça Federal é o mais fácil, você o retira aqui na seção judiciária do seu estado. No caso do Rio: http://www.jfrj.gov.br/inicio.asp?me=serv&cp=serv_certidoes

Eu não precisei chancelar perto do Palácio Duque de Caxias, na Central do Brasil, mas pode ser necessário, fique atento!

O da Polícia Federal pode ser tirado pela internet, mas soube que o de muita gente foi recusado. Então fui pessoalmente à rua Rodrigues Álves no.1 e fui na parte do estacionamento, uma portinha meio precária. Abre às 8 da manhã, então dá pra solicitar e ir cedo pro trabalho. Pra buscar... é no 3o. andar do prédio, mas os horários são ingratos: das 10hs as 12hs e das 14hs as 17hs. Ou seja, sair pra almoçar cedo ou tarde. As informações são desencontradas e o prédio, por dentro, é todo igual! Me perdi, entrei na fila errada e por pouco não perco o horário de entrega da documentação. Mas, enfim, consegui, fui atendida por um senhor gentil e... tive que ir num cartório, Rua Acre no. 28, pra reconhecer a firma do delegado na certidão, SENÃO O CONSULADO NÃO ACEITA! Fiquem espertos!

Por fim, Félix Pacheco. Amigos, a único endereço "bom" é:
Rua Frei Caneca, 505 - Estácio
Rio de Janeiro - RJ, 20211020, Brazil
+55 21 2215-6832

Não façam como eu, que fui na Rua da Relação 42, naquela adendozinho lateral que existe no prédio da Polícia Civil. A funcionária é morosa e mal-educada (ou ao menos me tratou assim) e tem aquele "clima" de funcionalismo público atrasado. Ela esperou pra me atender porque estava dando bronca em outro cliente! Depois descartou a cópia da minha certidão de nascimento e ficou só com a da identidade. O "normal" seria ela ficar com ambas, mas ok. Pediu que eu voltasse em 10 dias. Vocês já sabem o que aconteceu: em 10 dias não estava pronta e ela me mandou ir buscar na FREI CANECA, NA CENTRAL DO INSTITUTO. Como o horário de atendimento é ingrato (a partir das 10 da manhã), disse que não podia. No que ela nem me olhou e disse com voz ríspida: então vai ter que aguardar. E voltou a dar esporro no outro cliente.

Uma semana depois voltei. Respiração, ioga, pensamentos positivos, etc. A mentalização funcionou: ela foi menos ríspida, mas por pouco não conseguiu ser polida. A impressora estava quebrada (!!???!!) e eu teria que retirar meus antecedentes num guichê na Rua D'Ajuda no.5. Trata-se de um subsolo onde tem atendimentos dfe SERASA, IIFP e vários outros serviços estaduais e municipais. A idéia é boa e você pega uma senha e senta. Tem um guichê só pra antecedentes. Em 15 minutos, desta vez atendida com sorrisos e bom-humor, estava com o bendito na mão e parti!

Incrível como pra tirar o de Manaus, onde morei por um ano, foi facílimo! Procuração pra um casal de amigos, cópia da identidade e... voilà! Em 24 horas a bichinha saiu!

Eu desejo muita sorte e sucesso aos amigos que vão passar por esse próximo passo do processo. Era pra ser rápido e fácil, afinal superamos uma entrevista em francês! Mas... esbarrou na burocracia, sabe que ferrou!

Fiquei estressadíssima! Mas o fato é que minha documentação foi pra São Paulo. Agora é hora de apenas aguardar e ir sendo feliz! Cada vez mais!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Caminhando

Bom, amigos, meu sumiço se explica!
Este ano comecei de vida nova: perspectiva realíssima de mudança pro Québec e um novo emprego, numa empresa bem bacana. A Orga Systems é uma multinacional de Telecom, portanto vai me ajudar no currículo fora do Brasil. E em todos os outros quesitos está sendo uma experiência válida.
A papelada eu estou angariando aos poucos. São muitos formulários e muitos documentos a solicitar em diferentes órgãos. Tem gente que faz mais corrida, tem gente como eu, que dá uma relaxada. Fiquei muito tranquila com meu CSQ obtido no último dezembro e não devo deixar o Brasil antes de 2010. Assim, sendo, não preciso correr. Nesse meio tempo, evoluindo o francês, estudando com detalhes os bairros de Montréal, enfim, dever de casa. E me divirto também: estou aprendendo a escalar!
:)

A partir de Março devo ser mais assídua nos posts, especialmente pra ajudar aos amigos que estão se interessando pelo processo. Vou levar todo mundo pro Canadá!

DICA: quem precisa tirar antecedentes criminais em Manaus - AM é facílimo. Basta ir na Polícia Civil munido de RG e solicitá-lo. Não precisa da cartinha do consulado. Quem, como eu, pediu à distância, pode solicitar pelo email identificacao@policiacivil.am.gov.br, anexando uma cópia do RG. Também é possível enviar a algum amigo por correio comum uma procuração com firma reconhecida e cópias autenticadas do RG. Leva 24hs e... voilà! É incrivelmente tranquilo. Beeem diferente de como é no Rio. Essa vai valer um outro post.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Inauguração

Acabo de iniciar este blog com objetivos múltiplos: publicar minhas pesquisas sobre a minha futuura cidade, a linda Montréal, divulgar minha jornada em relação ao processo de imigração feito pelo bureau de Québec e sua fase federal, além de servir de contato e fonte de informação para amigos, parentes e até mesmo desconhecidos interessados.
Ele já começa mostrando fotos no banner, o meu tempo de processo (bottom page) e as diferenças de hora e clima entre o Rio e Montréal. Há links pra outros blogs e outros recursos. Enfim, bem parecido com tudo já visto por aí!
Este post portanto é pequeno, simbólico. Aguardem as atualizações.
Ah, e por que não? Feliz ano que se inicia!