quinta-feira, 2 de julho de 2009

Canadá não muito amistoso

Tenho ouvido e lido comentários sobre falta de cordialidade no setor de imigração do Canadá com quem está com visto de turismo. O útlimo e mais chato foi no blog de uma família lindona, Well & Suzel.

É uma pena que isso aconteça... parece, não sei ao certo, que ao mesmo tempo que o Canadá precisa de imigrantes e faz de tudo pra atraí-los ele se sente apavorado de ter fluxos migratórios ilegais. Faz todo sentido que o país se proteja, mas não deixa de ser chato para o turista que vai feliz, animado, especialmente se vai prospectar pra sua futura imigração. E dói mesmo é quando maltratam um brazuca, alguns dessa nossa gente tão simpática...

Confesso que eu mesma não pude fazer isso. Contratei um curso de francês, hospedagem, passagens, comprei dólares canadenses... e me virei pra ter que desfazer tudo, perdi dinheiro em todos os itens. O consulado me negou visto de turista. Esse mesmo que me aceitou tranquilamente como imigrante me descartou sem meias palavras como turista. Os motivos eram variados: não sou casada, não tenho filhos, trabalho como PJ, não tenho propriedades móveis ou imóveis no Brasil (fui considerada como "requerente que não apresentou ligações sócio-econômicas com o país de origem). E o pouco dinheirinho que tenho... eles encararam que dinheiro pode ir a qualquer lugar, então... me barraram.

Enfim, quero dizer que compreendo a chateação de todos. Foi um baque enorme, eu cheguei a pensar que não seria aceita no processo de imigração, mas pelo visto há raciocínios distintos para tipos de imigração distintos. O que quero dizer é: não desanimem se forem barrados ou maltratados. A postura parece ser diferente _ pra melhor!_ quando temos nosso carimbão definitivo no passaporte.

Bisous
P

12 comentários:

  1. Gente, que loucura!!

    Te barram como turista pra gastar dindin no país deles, mas te aceitam como imigrante e possível necessitada de ajuda financeira?

    Incoerente né não??

    Mas fazer o quê? Pelo menos vc já tem seu processo meio caminho andado! =) Já pensou não ser aceita 2 vezes? Ninguém merece!!

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  2. É triste mesmo... E ainda mais bizarro o seu caso, que apesar de já ter sido aprovada como imigrante, lhe foi negado o visto de turista. "Ah tá, você já vai daqui a alguns meses, então não precisa turistar!!"...

    ResponderExcluir
  3. Muito estranho...tmb nao consigo entender os gringos...rs...a lógica deles eh outra...
    Enfim...já, já seu carimbo vai tar chegando....bem lindão! Enquanto isso vamos torcendo praq episódios como esse sejam menos frquentes doq é agora....

    ResponderExcluir
  4. Olha, este é um problema mundial, e acho que cada vez mais o rigor será aplicado na seleção dos candidatos a "turismo".

    Estou pensando em tirar visto americano, mas tenho quase ctza que irão negar. Ainda estou decidindo se arrisco ou não.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Bom, é sacanagem mas isso acontece bastante com pedido de visto de turismo para o Canadá. A situação é completamente diferente para o visto de residente permanente.
    Eu fui pra lá e consegui o visto de turismo mas tive que enviar muita documentação pra provar laços fortes com o Brasil. Eles querem evitar ao máximo a possibilidade de alguém ir como turista e "acabar ficando" por lá (tem muita gente que vai com visto de estudante e acaba ficando ...).
    Comigo, na imigração no aeroporto foi tranquilo. Deixaram eu passar tranquilo carregando 2kg de pinhão (declarei que estava carregando sementes ...), enquanto que pegaram um canadense pelo colarinho e levaram pra uma salinha pra esvaziar as malas ...
    Força aí que o seu pedido de exames médicos não deve tardar.

    ResponderExcluir
  6. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa é nóis na fita mesmo!! Tomara que nosso pedido de exames medicos cheguem voando Petula ! :)
    ai ai vou passar tão feliz ... super bem ... finalmente vejo luz no fim do túnel

    ResponderExcluir
  7. respondendo a sua pergunta: para ser fotografo nao precisa de nada nao...mas acho q um curso de CEGEP ajudaria.....eu tentei até achar um bacharelado...mas só achei cegep mesmo...O duro eh q eh de dia...então teria q trampar de noite....tou pensando nisso...
    Vou ver noq dá!
    :)

    ResponderExcluir
  8. Oie, realmente ir só dá um certo frio na barriga quando vai chegando...especialmente pq tudo será novidade quando chegar lá. Mas com certeza, ao mesmo tempo que dá medo, dá emoção....um beijo Rô

    ResponderExcluir
  9. Oieee...

    Chata essa situação, heim?!
    Mas o pior é que eles até tem razão em fazer isso, pois existem muiiitas pessoas trapaceiras e nós que somos honestas pagamos por isso... enfim, essa é a vida...

    Mas o importante é que estamos no caminho de um visto muito mais impactante....hehehehe e seremos aceitos, com a graça de Deus. Amém!!!

    Bjok

    Rosi

    ResponderExcluir
  10. É iso aí gente! Bola pra frente! O que nos aguarda é melhor do que já passou!

    E "vamu qui vamu"!! :):):)
    abraçosss
    dea e juba

    ResponderExcluir
  11. Ola!
    Acho estranho vc ter sido reprovada, se vc trabalha como PJ vc provavelmente deve ter uma empresa com o seu nome. Um contrato social deveria ser prova de ligacao com o Brasil...acho...

    Bola pra frente! dps vc ri da situacao...

    boa sorte
    will

    ResponderExcluir
  12. Lamento o ocorrido. Agora você deveria cobrar daqueles (poucos) brasileiros que vêem para o Canada e se instalam ilegalmente. Se não fossem eles não haveria necessidade de barrar turistas honestos como você e muitos outros.

    ResponderExcluir