terça-feira, 31 de março de 2009

Antecedentes Criminais - A Missão

Sim, foi uma odisséia tirar esses antecedentes!!! Deu ainda mais vontade de partir! Incrível a falta de respeito que encontrei nessa saga de documentações.

Para dar entrada na parte federal do processo (sim, eu enrolei no tempo de propósito, podia ter feito isso antes) é preciso tirar 3 certidões comprovando que você não tem processos cíveis ou criminais em seu nome. Dois estaduais e um federal.

O da Justiça Federal é o mais fácil, você o retira aqui na seção judiciária do seu estado. No caso do Rio: http://www.jfrj.gov.br/inicio.asp?me=serv&cp=serv_certidoes

Eu não precisei chancelar perto do Palácio Duque de Caxias, na Central do Brasil, mas pode ser necessário, fique atento!

O da Polícia Federal pode ser tirado pela internet, mas soube que o de muita gente foi recusado. Então fui pessoalmente à rua Rodrigues Álves no.1 e fui na parte do estacionamento, uma portinha meio precária. Abre às 8 da manhã, então dá pra solicitar e ir cedo pro trabalho. Pra buscar... é no 3o. andar do prédio, mas os horários são ingratos: das 10hs as 12hs e das 14hs as 17hs. Ou seja, sair pra almoçar cedo ou tarde. As informações são desencontradas e o prédio, por dentro, é todo igual! Me perdi, entrei na fila errada e por pouco não perco o horário de entrega da documentação. Mas, enfim, consegui, fui atendida por um senhor gentil e... tive que ir num cartório, Rua Acre no. 28, pra reconhecer a firma do delegado na certidão, SENÃO O CONSULADO NÃO ACEITA! Fiquem espertos!

Por fim, Félix Pacheco. Amigos, a único endereço "bom" é:
Rua Frei Caneca, 505 - Estácio
Rio de Janeiro - RJ, 20211020, Brazil
+55 21 2215-6832

Não façam como eu, que fui na Rua da Relação 42, naquela adendozinho lateral que existe no prédio da Polícia Civil. A funcionária é morosa e mal-educada (ou ao menos me tratou assim) e tem aquele "clima" de funcionalismo público atrasado. Ela esperou pra me atender porque estava dando bronca em outro cliente! Depois descartou a cópia da minha certidão de nascimento e ficou só com a da identidade. O "normal" seria ela ficar com ambas, mas ok. Pediu que eu voltasse em 10 dias. Vocês já sabem o que aconteceu: em 10 dias não estava pronta e ela me mandou ir buscar na FREI CANECA, NA CENTRAL DO INSTITUTO. Como o horário de atendimento é ingrato (a partir das 10 da manhã), disse que não podia. No que ela nem me olhou e disse com voz ríspida: então vai ter que aguardar. E voltou a dar esporro no outro cliente.

Uma semana depois voltei. Respiração, ioga, pensamentos positivos, etc. A mentalização funcionou: ela foi menos ríspida, mas por pouco não conseguiu ser polida. A impressora estava quebrada (!!???!!) e eu teria que retirar meus antecedentes num guichê na Rua D'Ajuda no.5. Trata-se de um subsolo onde tem atendimentos dfe SERASA, IIFP e vários outros serviços estaduais e municipais. A idéia é boa e você pega uma senha e senta. Tem um guichê só pra antecedentes. Em 15 minutos, desta vez atendida com sorrisos e bom-humor, estava com o bendito na mão e parti!

Incrível como pra tirar o de Manaus, onde morei por um ano, foi facílimo! Procuração pra um casal de amigos, cópia da identidade e... voilà! Em 24 horas a bichinha saiu!

Eu desejo muita sorte e sucesso aos amigos que vão passar por esse próximo passo do processo. Era pra ser rápido e fácil, afinal superamos uma entrevista em francês! Mas... esbarrou na burocracia, sabe que ferrou!

Fiquei estressadíssima! Mas o fato é que minha documentação foi pra São Paulo. Agora é hora de apenas aguardar e ir sendo feliz! Cada vez mais!

2 comentários:

  1. Voce já soube de algum caso onde nao aceitaram a declaração de antecedentes da Policia Federal via internet?

    Abraços
    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Oi Petula!!

    Muito obrigada pelas informações!! Passei dias procurando como tirar os antecedentes do Rio... muita informação desencontrada no google... nenhuma informação nos sites governamentais... Valeu mesmo!!!!

    Mas fiquei com umas dúvidas... esse local onde vc finalmente tirou os antecedentes (na rua D'Ajuda), se você tivesse ido diretamente lá, você conseguiria tirar os antecedentes no mesmo dia?? Ou isso ocorreu pq vc já tinha feito asolicitação anteriormente??

    Ainda, pq o Félix Pacheco no Estácio é o único "bom"? Tinha pensado em ir até o IFP de Niterói (por ser menor), mas será que só na central que as coisas funcionam melhor?? Será que na Frei Caneca eu consigo a certidão mais rapidamente??

    Desculpe o monte de perguntas, mas é que terei, no máximo, 3 dias para resolver essa pendência no Rio...

    Obrigada novamente pelas informações!!

    Abs.

    ResponderExcluir