terça-feira, 23 de junho de 2009

Valores

Por esses dias estive pensando muito no quão pessoal é a escolha de emigrar/imigrar. Qualquer escolha, na verdade. Mas percebi que os que querem e têm sucesso têm algumas características comuns. Por exemplo, é possível listar desvantagens que os amigos imigrados comentam:

- Celular pode se tornar um inferno. A maioria das contas básicas pagam pra efetuar e RECEBER chamadas, é preciso conversar muito na operadora de telefonia pra fechar um bom plano.
- Direitos trabalhistas não são tão paternalistas como no Brasil: é fácil contratar e demitir. Férias longas são um luxo. Adicional de férias, décimo terceiro, etc... vão deixar saudades se no Brasil você era CLT.
- Bancos: nem preciso citar o atraso tecnológico comparado ao nosso SPB, sistema de pagamentos brasileiro, do qual todos os bancos fazem parte. É um dos melhores DO MUNDO.

Pra contestar as afirmações acima, eu defendo nossa Province du Québec:

- No começo a telefonia celular no Brasil também era assim. E provavelmente a maneira como a sociedade lá está organizada torna as pessoas menos dependentes do bendito aparelhinho, o que justifica preços maiores. De todo modo, os interessados conseguem bons planos.
- Aqui no Brasil poucos são CLT. Eu fui por um ou dois anos e ganhava bem pouco nessa época. Então estou desacostumada aos favores que nos concedeu tio Getúlio. E mais: no Québec as pessoas não se matam de trabalhar como aqui. O trabalho faz parte da vida mas não é a razão de viver. Assim... não tem que ser nem mamata nem inferno.
- A tecnologia bancária no Brasil evoluiu principalmente pra controlar e conter crimes e fraudes e não simplesmente pensando no lindo cliente. Deve ser bem mais legal morar num lugar onde o conceito de sacar a grana de um banco e levar pra outro pode ser posta em prática, pois sugere o quanto que a criminalidade é baixa.

Além dessas defesas da minha futura província, eu elenco mais motivos em que meus valores já não conseguem mais seguir os contornos do Brasil:

- Detesto pessoas que não entendem o espaço individual: te batem e dão trancos ao andar pelas ruas, baforam cigarro na sua cara em qualquer lugar, grudam bem atrás de você na fila, falam cutucando, pegando, sem nem mesmo te conhecer, etc.
- Não quero ter que pagar por toda a educação dos meus filhos e mesmo assim não conseguir garantir a eles a entrada numa boa faculdade.
- Não quero me preocupar com criminalidade da maneira como fazemos aqui no Brasil, em particular no Rio, já tendo estratagemas de defesas tão arraigados que achamos algumas coisas "normais".
- Não quero passar a maior parte do ano escaldando sob o sol.
- Não quero me matar de trabalhar pra ter uma vida digna, nem ter que me concentrar nas profissões de maior valor $$ em detrimento do que gosto de fato.
- Não quero ignorar a existência do preconceito. Quero estar num lugar que aceita que ele existe e que cria planos reais de mitigação contra preconceitos, desde àqueles contra a mulher até aqueles reservados à minorias.
- Não quero a igreja interferindo na ciência, política e vida cotidiana. Isso é uma decisão por demais pessoal pra ser imposta como é feito no Brasil: não falta feriado cristão, mas nenhum dia judaico ou muçulmano é feriado de fato. Melhor que os feriados fossem "dia na nação", "dia da natureza", etc. Aliás, a harmonia intercultural e interreligiosa no Québec é emocionante!
- Quero paz...

Enfim, valores são sempre muito pessoais. Um subconjunto acaba casando com o de outras pessoas e assim formamos as comunidades, os grupos que querem viver juntos. Sempre que me lembro disso me sinto feliz com a minha escolha. E ansiosa, que não chega logo esse pedido de exames!
By the way, deadline inicial é apenas em outubro, que é o de 6 meses... espero que venha antes!

Bisous

10 comentários:

  1. Concordo com você em todos os itens descritos... o negócio é a gente colocar sempre tudo na balança e ver até que ponto vale mais um lado ou outro. No nosso caso o Québec pesou mais... rs
    Você vai para Montreal, Ville de Québec ou outra cidade?
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo... percebo cada dia mais, lendo os blogs de imigrantes brasileiros, que temos uma alma mto parecida... necessidade de justiça, igualdade social, educação, saúde, segurança... vida simples, futuro seguro para nós e nossa família... boa educação com o próximo... mínimo, mas raro... sei que existem muitos imigrantes que não se acostumaram a nova vida, que sentem falta dos benefícios que tinham no brasil - benefícios de uma minoria que tinha serviços particulares ou QIs... cada experiência é única e depende das características e expectativas de cada um... nenhum lugar é perfeito e precisamos colocar na balança os pontos positivos e negativos para nós... e então, escolher... alguns voltam, outros sonham em voltar... mas, uma coisa eu percebo: a maioria que tem um blog - não apenas para se comunicar com a família, mas para ajudar outras pessoas, dividir informações, experiências - esses tem uma alma parecida... e não nos sentimos em casa aqui no Brasil... nossa terra natal não é nosso lar... sorte daqueles que podem escolher o seu lar e viver em paz e harmonia com sua alma... já percebeu como não tem um blog de alguém que não tenha se dado bem, ou que não tenha gostado e voltou??? interessante... muito bom o post! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. O problema mora naqueles que querem imigrar para fugir de seus problemas. Mudar de País não irá fazer os problemas desaparecerem, eles vão junto conosco e pior, podem ser potencializados.

    Não sei o quanto minha vida irá melhorar, só sei que preciso desta vivência, desta experiência de coisas novas, boas e ruins.

    Excelente post.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, vc vê como são as coisas? Eu realmente fiquei surpresa quando vi que vc quer mudar de área. Mas é por isso que fico feliz de ir para o Canadá, lá poderemos estudar de novo (e ter uma bolsa de estudos para isso) e atuar em uma nova profissão que escolhermos :-)

    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Assino embaixo de tudo o que você falou!
    Post fantástico!!

    Bisous

    ResponderExcluir
  6. Heheheh...concordo com varias coisas...mas a parte de escaldar no sol....AH ESSA EU GOSTO VIU!! rs....
    Pode deixar q seus exames chegam antes do deadline....eh q sempre parece mais tempo doq realmente eh heheheheh...e depois o tempo voa!!

    ps. eu to muito preocupada com essa historia de celular no quebec....serah q lah tem pre-pago?
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Oi, P!
    Valeu demais pelos votos e pelas palavras...
    Não demora seu pedido de exames chega, você vai ver!
    Agora falta poucooo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá P!!!

    Obrigada pela visita!! Realmente, tem gente que não entende a importância de levar a família inteira, o que inclui os animaizinhos... Ainda por cima quando eles representam metade ou mais da metade da "família"!! hehehe E é mesmo, são extremamente carentes, principalmente a mocinha, que depende de carinho para sobreviver.. Então você levará bichanos? Gracinha!!!!
    E quanto a esse último post.. Concordo em gênero número e grau com TODAS as colocações... Morei muito tempo no Rio de Janeiro, e achava que Brasília era segura por conta da comparação óbvia, mas eu quero mais que isso... E o que eu quero fica coberto de neve durante bons meses do ano.. hehehehe.. Tenho pavor do calor, da violência, de gente intrometida, gente que cutuca, corrupção, desigualdade, descaso e váááárias outras coisinhas que nossa pátria mãe nos apresenta...
    Parabéns pelo blog! Já está adicionado..
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Petula!
    Obrigada pelas visitas ao blog e pelos comentários!! Ficamos sempre muito contentes por eles, viu?
    Sobre os morangos, eu confesso: SACANEEI!!! rsrs

    Olha, uma coisa eu preciso dizer que é mito: quebecoise (e outras raças tb) são muito mal educados em muitos aspectos tb... Muitos esbarram e nem pedem desculpas, fingem que não viram a grávida entrar e não cedem o acento... rsrsrs. Ainda bem que coisas gerais da sociedade compensam esses dissabores!!
    bjocas
    Erika
    www.leslapins.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Petula, concordo em tudo, parece até que já conversamos. Eu vou tentar ir como turista fazer um curso de frances, antes de entrar com o processo. Também sou solteira e não tenho filhos, mas como sou funcionária Federal ainda, acredito que talvez levem em consideração os anos que tenho de profissão em um orgão militar. Seu blog é muito interessante, parabens. Bjuss Verinha

    ResponderExcluir