quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Correndo pro bicho não pegar

Pra quem não sabe, sou corredora recente. Iniciei na atividade em fevereiro deste ano e no meio dele acabei parando por mais de um mês por conta de um problema no pé (nada relacionado ao esporte) que me fez ficar de molho...
Voltei há poucos meses e já participei de algumas corridas de rua, sozinha e em equipe. Sou realmente iniciante, não nego. Corro no máximo 8km. É tudo divertido e maravilhoso, um esporte encantador. Traz sensação de liberdade, traz um bem-estar fenomenal. E o vento batendo no rosto... uau!

Pois é. Assino uma revista de qualidade para a prática da corrida e, qual não foi a enorme tristeza ao ver que veio uma matéria com dicas de segurança na corrida. Não tem a ver com uso de um bom tênis, uso do frequencímetro nem nada. São dicas sobre como, quando e onde correr pra não ser atacado, assaltado, etc. Não é triste isso? Parques, cidades universitárias, praticamente tudo com baixo policiamente e altos índices de criminalidade. Correr à noite (opção de quem trabalha na maioria das vezes) é praticamente impossível em alguns pontos de Rio, Sampa e BH. E para as mulheres, dicas "especiais": não usar roupas femininas, prender os cabelos em boné, usar óculos escuros.

A reportagem me deixou deveras triste. Desnecessário comentar muito. Eu não vejo a hora de correr com um pouco mais de segurança nos inúmeros parques e mesmo pelas lindas ruas dos bairros que temos por Montréal. Correr feminina, porque tenho o direito. Correr feliz.

Enfim! Que bom estou cuidando do coração na corrida e isso me salvou de quase ter um ataque ao ver que os irmãos de jornada de fevereira já estão sendo chamados a fazer os exames!!
:D

É o Québec mais pertinho já pra alguns!

5 comentários:

  1. é no mínimo o fim do mundo.. o que eu fico triste é que ter uma reportagem assim mostra que "esse assunto" virou lugar comum... quer dizer... é tratado como "evitando o diabetes" etc etc... triste mesmo... tb, não vejo a hora de "desfilar" com Ipod, note no metro... fala sério... nós somos os prisioneiros... TRISTE!!!

    Quando ao exame... ai ai... boa sorte... vai chegar logo...

    beijcoas

    Taty

    ResponderExcluir
  2. Pois é P, faço ciclismo em estrada (BR) e por vezes cruzo com uma moça que corre sozinha cedo pela manhã. Eu que nunca saio só não gosto de ficar na beira da estrada qnd tenho que consertar pneu furado, não dá pra não pensar no que pode acontecer com ela.
    Conheci alguém q comprou uma bike super cara e pixou-a com tinta marrom pra não chamar atenção.
    Será q o tempo nos fará perder essas noias?

    ResponderExcluir
  3. oI pzinha..estive lendo os comentarios acima e lamento informar aos que nao sabem que aqui bicicleta é muuito roubada..mas em compensaçao vc poderá correr livremente e toda produzida se quiser!
    Nao sei se gosto mais de ter tanto verde nas ruas ou se é ter sempre sol..nao sei se é a segurança que temos aqui,ou se é a quantidade de opçoes pra estar em contato com a natureza...Amo muito essa cidade,e só estou aqui ha 10 meses!!!!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Estive em Montreal, na casa do meu namorado, realmente eles falam lá p tomar cuidado com as bicicletas. Mas se pegarmos estatísticas nas delegacias do RJ das ocorrências com roubos de bicicletas, com certeza aqui tem mais q em Montreal.Digo roubo, pq lá em Montreal acontecem furtos. Roubo é com violência, o que acontece aqui no RJ, o ladrão coloca uma arma na sua cabeça e leva sua bicicleta, seu relógio, seu celular e seu tênis, se você demorar a entregar os seus pertences o ladrão dará um tiro na sua cabeça. Lá ocorrem furtos, sem violência. Você amarra sua bicicleta em um poste, entra na loja e quando volta ela não está mais lá. É só isso, você perde a bicicleta mais não a vida por causa de uma bicicleta. Eu comprei uma bicicleta usada, em uma loja que conserta bicicletas paguei 50 dólares canadenses. Andei com ela durante 26 dias e foi tudo tranqüilo, andava 10 hs da noite no Parc La Fontaine. Ela ficou amarrada junta com a bicicleta do meu namorado, fora do apartamento dele, ele veio para o Brasil passar 40 dias e quis fazer o teste.
    Voltou agora para Montreal, há três semanas atrás, e lá estavam as duas bicicletas juntinhas !!!
    Eu estava correndo legal antes de ir p Montreal, desde q voltei n consegui retornar. Fica difícil acordar cedo para correr, o melhor p mim seria correr depois do trabalho, mas é muito perigoso correr na praia, aqui tem até a gangue de bicicleta que usa arma. Olha que eu moro em Ipanema!!!

    boa sorte na etapa Federal!

    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    É verdade, concordo com você, ler matérias assim não é nenhuma surpresa, sabemos bem disso, mas, mesmo assim, é triste ver o crescimento da violência em nosso país.

    Então, vale o alerta da revista, não é mesmo!?

    É por isso que o Brasil vem "perdendo" seus cidadãos, estão todos indo embora a procura de uma vida mais segura. Também é o nosso caso.

    Abraços,

    Vitor

    ResponderExcluir