terça-feira, 22 de junho de 2010

Um pouco sobre Dev Java por aqui

A luta continua companheiros!
:D

É com essa frase que começo pra dizer que continuo às buscas de emprego. Consome um tempo louco e cansa pra caramba! A gente revê o currículo o tempo todo, escreve cartas de apresentação e fica com horários meio picados por conta de entrevistas.
Bom, alguns não sabem, mas sou de TI, sou analista e desenvolvedora com particular experiência em Java. Que tenho para compartilhar? Algumas coisinhas destas 3 semanas de recherche d'emploi:
- Na oficina do governo eles reforçam que temos que nos empenhar na carta de apresentação. Bom, os agentes de recrutamento de RH em TI dizem que não é muito relevante, a menos que você queira mostrar suas communication skills. Eles alegam que correm para o currículo e pronto.
- Faça um bom currículo, limpo, tenha cuidado na diagramação. Currículos feios, mesmo pra TI, vão pro lixo. First things first, então experiência e conhecimentos primeiro, estudos e outras coisas pro final.
- Não escreva que tem experiência em JEE e ache que será considerado para o cargo de pessoas que usam e conhecem Struts ou Hibernate. Se não escrever A PALAVRA STRUTS OU HIBERNATE dificilmente será considerado. Não é tanta burrice, é só que o primeiro passo de recrutamento, quando não é feito por uma empresa cujo foco é TI, é feito por pessoas de RH que não tem mesmo que ter noção de todas as tecnologias envolvidas nos acrônimos que a gente solta.
- Se você não tem certificação vale a pena tirar. Tendo ou não tendo, estude mil questões teóricas sobre vantagens do pattern tal, como implementa isso ou aquilo, como trabalhar com alguns problemas de EJB e por aí vai. Eles perguntam mesmo nas entrevistas técnicas. É como um exame de certificação. A parte boa é que dificilmente você é eliminado, no máximo, se aspirava um cargo mais alto tem que se contentar com cargos mais baixos.
- Ensaie as entrevista. Prepare frases, vale tudo pra se sentir seguro. Só não vale mentir, pois eles testam tudo.
- Use as definições de trabalho do Emploi-Avenir, do Emploi-Québec, do Jobboom e afins pra montar o seu CV em francês. Dê uma ajeitada nelas e vai ficar super com a cara do que esperam!
- As melhores vagas estão mesmo com as empresas de recrutamento. Mesmo quando sai na web, seu currículo será tratado com mais carinho se vier de um recrutador. Exemplo: gostei da vaga A na empresa B e me candidatei online, pois eles têm essa possibilidade. Zero de resposta. Esta semana, porém, fui chamada por uma empresa de recrutamento pra participar do processo para a tal vaga A na empresa B... e estou concorrendo de fato!
- Nem adianta ter pressa. Venha com coração e bolso preparados pra participar de processos longos. Com sorte, uma etapa por semana. Portanto o emprego, com sorte, vem no final do primeiro mês.
- Estão recrutando muito em Java. ESPECIALMENTE JEE. E oferecem um bom salário. Mas como eu disse, os testes são bem exigentes, as empresas nivelam por cima.
- Várias empresas te puxam pra baixo sim, por ser um imigrante, por não ter a tal experiência canadense. Mas algumas empresas de recrutamento tentam mediar isso pra nós (bacana!), eles chegam a pedir cópias de nossos comprovantes de trabalho no Brasil (contracheque, contratos, carteira de trabalho).
- Tenha telefone. Ninguém usa muito email aqui, a não ser pra RATIFICAR algo já dito no tel, seja celular ou fixo.
- Se vista mais formalmente nas entrevistas, mesmo que depois você possa usar jeans. Não precisa ir de terno, porém!
- Inglês é indispensável. INDISPENSÁVEL. FLUENTE. Francês ajuda MUITO. Inglês fluente e francês funcional te botam em campo pra valer.
- Acredite em você. "Panflete"muito. Uns 20 CVs enviados garantem umas 5 respostas. Então é correr muito atrás, muita proatividade, seja incansável.
- Como chegar ao valor desejado de salário anual: considere um valor H de hora. Trabalhos são 37.5 ou 4o horas semanais, em geral. 52 semanas no ano. Seu salário anual será de H * 40 * 52 ou H * 37.5* 52.
- A gente sai cansado e arrasado das entrevistas. Mas não julge nunca. Você só sabe se não passou depois. Mesmo quando acha que se deu muito mal. E acredite: a gente passa na frente de muita gente. Eu mesma tenho passado! rsrsrs
- Enfim venha preparado, pois mesmo assim você já terá que reajustar suas estratégias por aqui.

Lembrem-se: é a experiência que venho tendo, não significa que seja uma regra. Espero que ela possa ajudar a quem ainda está vindo a se organizar e preparar pra enfrentar o mercado "quebeco".

11 comentários:

  1. Desenvolvedor é o há em qualquer lugar no mundo!! Risos.

    É difícil não haver vagas para estes profissionais de TI. Tenho medo de não ter tantas possibilidades quando chegar ai, até porquê meu foco é em qualidade de software, testes, requisitos, processo...

    Nunca desenvolvi, e creio que muito provavelmente eu não venha a assumir um cargo assim.

    O jeito é realmente correr atrás, uma hora dá certo!

    Já já estará no ritmo de frenesia da TI novamente! :)

    Abraços!
    Filipe Moreira

    ResponderExcluir
  2. Salve! salve! querida P. Que legal ...saber que toda essa demora foi por uma razão justa, afinal o verdadeiro corre corre acontece quando ai chegamos.
    Estou ciente disso e de muitas outras dificuldades que enfrentare mos e certamente venceremos ao chegar ai... mas isso, se formos perseverantes e decididos... Tô feliz por vc acredite.
    Na verdade as vezes penso que passarei por momentos muito conflitantes com relação aos empregos , não por perssimismo mas, por ter uma formação em letras com licenciatura para portugues e francês ... e se aprendi somente dar aula,e isso pelo menos antes de um bom curso nõ sera possivel, as vezes, me pegunto : Et alors, que est - ce que je vais faire ?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !

    Sucesso pra ti!

    Um amigo meu da area de TI ja arrumou emprego em 3 semanas de Quebec (web) aqui em TR, e na 1° entrevista!

    Muito sucesso pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Que legal, P!
    Espero que vc consiga uma coisa bem legal logo! :)
    Tô na torcida!

    bjs

    Lely

    ResponderExcluir
  5. Oi "Anônimo",

    Uma coisa que joga a favor é que as estatísticas lá em Trois Rivières são muito favoráveis: alta demanda e pouca oferta de profissionais. Em Montreal o bicho pega mais. Quilos de imigrantes e gente local reunidos. Mesmo assim... "tamu ai".

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigada Petula.
    Como sempre prática, objetiva e bem informativa.
    Sempre aguardo ansiosamente por um post novo seu (aliás essa palavra ANSIEDADE é minha companheira desde que me entendo por gente). Meu marido diz que estou me tornando sua "persecutor". Brincadeiras à parte.
    Como estão os filhotes peludos? Será que um dia eles vão cconhecer minhas filhas peludas!? Espero que sim.

    Qual o valor médio da H de um desenvolvedor JAVA com 1 ano de experiência? Essa é para esclarecer o meu marido.
    Em algum outro blog li que TI está com um mínimo de $40.000/ano. É algo assim mesmo?

    Boa sorte na sua luta diária e tenho certeza que em breve estará nos dando a boa nova.
    Abçs para vc e as 8 patas, rrrsss.
    Silvania

    ResponderExcluir
  7. Oi P!

    É sua aí!! Muita força na peruca, que logo o que é seu chega!!

    Ow, vi ali no cantinho que vc assinou o bail anual!!! Maravilha!! Conte mais!!

    Bjos,

    Ju

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvania,

    Na verdade, um junior, junior mesmo pede de 20 a 23. Daí o salário anual vai depender de acordo com a continha que falei: H * 37.5 (ou 40) * 52
    De 24 a 30 é intermediário e aí o salário vai depender do tamanho da empresa e quão menos junior o cara é. Pro senior de verdade... geralmente o cara tem mais de 10 anos de experiência e esse aí fatura facilmente até 40 dóletas a hora.
    Boa sorte, se preparem e venham!

    ResponderExcluir
  9. Por isso costumo dizer que eu estou numa missão suicída.
    Quero trabalhar em TI, mas meu francês é funcional e meu inglês nulo.
    Embora ainda tenho muito chão para chegar a disputar alguma vaga. Uns 3 ou 4 anos no mínimo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada.
    Agora temos uma noção mais certa do que podemos esperar em relação aos salários.
    Sou enfermeira e o marido, como já sabe, TI e irá se certificar em JAVA.
    Como andam suas buscas por empregos? Espero que possa nos dar notícias ótimas em breve.

    Seguindo a dica de muitos amigos, quanto mais planejamento e dindin, melhor. Isso estamos fazendo e quem sabe em 2012 nos encontramos pessoalmente.
    Enquanto isso mostre as qualidades dos brasileiros ao povo quebecois.
    Muito boa sorte, até mais.
    Silvania.

    ResponderExcluir
  11. Você está fazendo a tua parte. Logo vai aparecer uma ótima oportunidade.
    Boa sorte !
    Ale

    ResponderExcluir