terça-feira, 1 de junho de 2010

Viajando com animais


Bagagem de mão
*****************************
Reservando com antecedência na Air Canada, e sendo pequenos, podem ir no espaço a frente dos seus pés. É cansativo pro bichinho, mas ao menos a família vai toda junta.
Ligue assim que tiver suas passagens para Central de Reservas da Air Canada e diga que quer levar um bichinho, pois tem limite. Peçam pra que apareça no seu e-ticket isso, pois se houver falha no sistema vocês terão uma salvaguarda.
Se houver um trecho doméstico, reserve o bichinho junto a essa outra companhia também, pois a Air Canada não faz a reserva com os parceiros.
Quando chegar em Toronto, no guichê inicial de imigração mais genérico (não no específico) o oficial pede pra ver seu bichinho e a carteira de vacinação. Esteja com tudo pronto já junto do passaporte.
Quando for proceder a inspeção de bagagens será a hora de mostrar de novo todos os documentos do animal e eventualmente abrir a casinha pra mostrá-lo. Depois, terá que ir nesse espaço mesmo ao caixa, pagar a taxa de importação. Está atualmente em CAD 31,50. Passando desse ponto, é pegar a conexão e ir ser feliz!

Bagabem despachada
*****************************
Muito parecido com o anterior, tanto pra Air Canada quanto pra outra companhia que opere o trecho doméstico, só que o bichinho vai no bagageiro do avião. Tudo igual pra reservar, todos os cuidados.
Em Toronto, deve avisar na imigração que vai buscar o animal como checked bagage e você deve solicitar a um profissional do aeroporto ali naquele pedaço onde pegamos as malas na esteira que tragam seu animalzinho.
O procedimento na inspeção de bagagem é o mesmo. Só que agora, assim como as bagagens são redirecionadas ao vôo de conexão, você deve se despedir do seu pequenino uma vez mais e só buscá-lo no aeroporto convencional de Montreal.

Live Cargo
*****************************
Aqui é dor e sofrimento porque seu bichinho vai longe de você completamente.
No meu caso, contratei empresa, pois é preciso pagar despachante aduaneiro e cuidar de papeladas mil. Contratei a Carga Viva e fiquei satisfeita. Especialmente o Alberto, que cuidou de todo o contato comigo. Eles fazem a reserva de trechos domésticos e internacionais. É caro, deu mais de 3 mil ppra trazer meus gatos. Faria tudo de novo, porém.
Embora eu não goste da Gol, oo trecho doméstico reservado foi com eles. O time da Carga Viva falou que ela é melhor do que a TAM. Então fomos. Infelizmente, cedíssimo, 3 horas antes do vôo tive que ir lá e deixar os filhotes e pagar pelo peso dos dois + as caixinhas. A companhia de exportação tem que ter feito a reserva pra você, do contrário não será possível que embarquem. Eram 6 horas da manhã do dia 27 e sabia que só os veria à tarde do dia 28. Muita dor no coração!
O procedimento é rápido e quando necessário, eles ficam num hangar separado, onde são alimentados. A comidinha deve ser fornecida pelo dono e a Gol afixa na caixa pra ser usada pela empresa que vai cuidar dos bichinhos até o embarque internacional. Se necessário fazem mais furos na caixa pra ventilação e botam mais lacres de segurança pra que as portas não abram. Um ou mais números de contato são fornecidos caso você queira saber dos seus filhotes antes do embarque internacional. Aqui eu não gostei do moço que me atendeu. Parecia desconhecer o tipo de preocupação que donos de animais têm. Eu com o coração na mão e o cara todo curto e grosso...
Enfi, sei que meus filhos vieram até Toronto comigo no mesmo vôo, mas poderiam não ter vindo. Infelizmente o trajeto Toronto-Montreal só seria feito por eles à tarde.
Indo buscar os bichanos à tarde foi flórida. Vou pular a emoção e tentar ser objetiva.
Do aeroporto P.E. Trudeau a gente vai na verdade ao terminal de cargas. Isso mesmo. Queijo, mobília... e gatinhos, tudo no mesmo lugar. É bem perto do aeroporto, mas em uma zona sem cobertura de tabela, então, pra quem vai de taxi, é no taxímetro ligado. É perto do aeroporto. Os procedimentos é que podem demorar, encarecendo. No total, paguei 150 doletas. Sabendo o endereço deve cair pra uns 80, mas recomendo pedir ajuda de amigos com carro, se puderem. Nessa hora a gente nem lembra disso...
O endereço e código postal pro GPS é 2200 Rue Reverchon, Dorval, QC H9P 2S7. Nesse endereço fica o terminal de cargas de Montreal e o terminal da Air Canada é exatamente do lado esquerdo. O carro pode até ficar parado em um único canto enquantoo a gente corre de um lado pro outro.
Eis o google map do troço:

Primeiro a gente vai na companhia. Pega a airway bill, documento que comprova que despachamos o gato pela companhia XYZ, no caso Air Canada, e que dá o número através do qual são rastreados. Quem deve ter dado isso a você é a companhia de exportação contratada, no meu caso, a Carga Viva. É preciso ter um passaporte em mãos nessa hora. Paga-se uma taxa de armazenagem e eles nos entregam uns papéis onde o importante é ter um carimbo do governo do Canadá na cópia com a marca amarela. Os documentos que vieram com os animais, como as carteiras de vacinação originais e outros documentos de desembaraço aduaneiro do Brasil nos são entregues.
Agora é hora de ir ao terminal de cargas, nesse caso, do lado direito da Air Canada. No segundo andar a gente apresenta todos esses papéis e explica que são nossos bichinhos. Os oficiais perguntam tudo mesmo, falam inglês e francês, testam se você sabe cor e idade dos bichos, etc. Acredite, tem quem dê golpe, é pra segurança de todos. Sendo liberados, nos são dados os docs, a cópia amarela carimbada e pagamos a taxa de importação dos filhos!
Voltando a Air Canada, a gente entrega a cópia amarela carimbada, vai lá dentro do setor e vê surgir no caminhão as caixinhas com as cargas preciosas. Meus gatinhos amados estavam comigo, finalmente! Chorei e sorri feito louca e foi bom ver que estavam com água limpa no potinho. Os funcionários muito gentis me ajudaram a esvaziar a água pra entrar com eles no táxi e partir!!
E assim, meus filhinhos estão aqui comigo como espero que seus bichotes também fiquem com vocês. Os meus passaram 36 horas em trânsito. Melhor sorte aos que vêm!

4 comentários:

  1. Eu achei que seus bichinhos tivessem ido com você. Que bom que deu certo.

    Eu queria que a minha fosse de AC pra Toronto por ser voo direto, mas o pequeno custo de R$1000 vs. US$100 pra ir com a gente como bagagem desestimulou. Vai fazer escala mesmo, paciência!

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida,
    Também achei que eles tivessem ido com você. Acho que pela AC foi melhor pra eles, né?
    Obrigada pelo post mega detalhado!!! :o)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi P, que bom que deu tudo certinho com os seus bichinhos! Essa parte da viagem também me deixa muito tensa...

    bj!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que legal, tudo bem explicadinho, todas as modalidades!! Eu acho que vi um nome Pitucha escrito nas entrelinhas, hahahhaa!
    Menina, eu sabia que a retirada dos bichinhos nao era coisa fácil e barata, por conta do caso do amigo que comentamos. Pena que nao pude te levar por conta do trabalho! Mas o mais importante é que deu tudo certo e eles já estao contigo.
    Falando disso, uma de nossas vizinhas tem um gato Himalais de 1 ano e 1/2 e quer doa-lo pois tem alergico na familia. Vc. que deve ter contato com pessoas que adoram bichanos, sabe de alguém que queira? Ele é a coisa mais linda e nao gosta de rua, é castrado e nao tem as garras dianteiras mais (nao sei se isso é bom ou ruim, anyway)...Nao ficaremos com ele pois a Babi tem alergia... :(

    Bjocas
    Erika

    ResponderExcluir