segunda-feira, 31 de maio de 2010

Minhas impressões de Montreal

Sim, eu sei. Terceiro post hoje. É que estou cansada e, apesar do dia lindo, não devo ir mais na rua. Tudo no seu tempo e sem se agitar. Depois de certa idade a gente para de fazer tudo correndo, sabe que a vida tem que ter qualidade!
Antes de falar de Montreal, vou falar aqui de pessoas. Essa galerinha dos blogs que agora já são rostinhos (alguns) pra mim. Queridos, vocês são demais! A gente se prepara, fica ansioso, faz checklist, mas quando chega aqui fica desnorteada, especialmente quem vem só. Minha dica é: comunique-se pra não se trumbicar. Obrigada a todos que com suas dicas, carinhos e açõoes fizeram minha sexta e sábado muito acolhedores. Estava bem abalada da chegada, repensando tantas coisas! Parecia adolescente impulsiva. Mas a farrinha na casa da Lapin Mère, da Patinha, dos fofos pais do Tron e Cristal, ouvir um portuguêizinho, trocar energia gostosa, conhecer os recém chegados de Manaus, a família da Bea (sem muitos nomes que o blog é aberto)... foi tudo MUITO bom e no domingo eu já era outra pessoa!
Bom, não me impressionei com a chegada. Ainda não me impressionei com Montreal num nível visceral. Isso porque não há nada aqui que eu já não tenha visto similar em viagens a outros lugares. Mas a cidade é bonita, é organizada, é segura e é sim acolhedora. A gente é prestativa, também, até agora. Domingo e hoje vim fazendo tudo a conta-gotas pra descobrir a cidade. E assim me sentir mais confortável. E me sinto! Você começa, se se permitir, a perceber rápido que a cidade quase toda é em quadras bem formadas, que ruas como a Berri, a Maisonneuve, a Sainte-Catherine são ruas para nos guiar. Cortam Montreal e são excelentes referências. A Sainte-Catherine, inclusive, tem em quase toda quadra uma casa de câmbio (e você pode trocar mil dólares lá com segurança) e muito comércio. Os metrôs como Atwater e McGill deixando a um passo da Futureshop e muitas outras coisas. Da Futureshop já adianto que dá pra sair de lá com um mini-laptop do bão com 500 dólares. E quem não tiver o seu recomendo, pois aqui tem wireless em tudo quanto é lugar e dependemos muito de internet pra tudo, especialmente sendo uma nouvelle arrivante. Aliás, preciosas dicas da trupa da Vanessa e Milene.
E o clima está lindo! Gostoso, mesmo, mas infelizmente agora promete esquentar! Pra quem vem do Rio ou de Manaus nem liguem quando dizem que vai ficar úmido, pois pra eles está superúmido e nem chegou a 50% de umidade relativa do ar...
Sinto falta de ter os marcadores de temperatura que temos aos tubos no Rio. Ainda mais considerando a cidade aqui e seu clima! Mas a gente se habitua e todo dia de manhã checa o weather forecast pra cá que fica tudo certo.
Quanto ao comércio, tem de tudo, a gente só tem que se acostumar a novos nomes, e mesmo a coisas completamente novas, como casa de chá. As comidas são ótimas, os preços acessíveis e quem cozinha em casa economiza MUITO. As lojas abrem de domingo a domingo, o que me deixou feliz, pois achava que não era assim. Muitas funcionam pra lá das 5 da tarde. Pra quem vem do Rio e gostava dos supermercados Zona Sul, recomendo o IGA. É a versão montréalaise dele! Mas como sua versão, não é tão acessível como um Provigo ou outro mini-mercados bem locais.
Aqui é bacana, certamente vale a experiênciia. A gente escuta de todas as línguas, começa frase em francês e termina em inglês, compra ávida o milho e descobre que ele é MUITO doce, tem que apostar em novas marcas de xampu pois não tem o que eu gostava, vê gente de todos os tipos na rua, sofre com o francês local, dá valor a moedas de 1 centavo e RECEBE troco com elas!
Passada a angústia da chegada eu confesso que acredito que vim aqui fazer algo de bom da minha vida. Afinal, não deixei pra trás tanto conforto e amores pra não ficar no mínimo, muito bem por cá!
:)

8 comentários:

  1. Oi P,
    puxa faz tempo q não passo por aqui...vida de mãe de dois é barra, não sobra tempo!
    Mas, aproveito para convidá-la a vir a Brossard! Que bom saber q vc já chegou!
    Vamos aproveitar este calor!
    Beijão
    Dani

    ResponderExcluir
  2. estu lendo os posts e adorando. Que bom que tudo está indo de acordo e vem muitas felicidades por ai. Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Oi P,

    Montreal não impressiona mesmo, mas a vida aqui sim, a tranquilidade, as amizades q se formam, o passeio no parque as 19:00 com sol e sem medos, descobrir e compartilhar com os amigos novos parques e áreas verdes, o tanto a aprender, a lingua francesa q ajuda qnd a inglesa falha e vice-versa...
    :)

    ResponderExcluir
  4. oi menina! seu post é uma delícia de ler...parece que tudo está correndo bem por aí, né! e que assim continue sempre. Volto sempre aqui pra saber novidades. uma linda semana=0)

    ResponderExcluir
  5. P,
    Que pena que vc esperou um pouco pra tirar o NAS! Espero que não tenha sido muito tempo!

    Hoje de manhã estava um friosinho gosto na rua e bem seco (pelo menos pra mim, que estou acostumada com alta umidade), depois ficou bem ameno!

    O que eu tenho gostado da cidade é esse clima meio boêmio de inicio de verão, esse joie de vivre... É bem gostoso. :)

    bjs

    lely

    ResponderExcluir
  6. Oi P.!! Seus posts têm sido ótimos!! Que bom que deu tudo certo na viagem! Como estão os filhotes felinos? Daqui a pouco chegaremos por aí para dar um gás nas corridas!
    Beijão,
    Zuzu.

    ResponderExcluir
  7. Oi P!!! Adorei este post você falou tudo que também acho sobre Montreal....kkk vou copiar rsrsrs
    Bjs
    Adoramos você!!!
    Milene :)

    ResponderExcluir
  8. Sabe que hoje foi meu primeiro dia de saída na rua? E adivinha o que fui fazer? Tirar docs!!

    Fomos tirar o AMaladie e confesso que quando entrei lá e vi aquela fila de imigrantes, eu me perguntei pq diabos eu saí do conforto do meu país pra chegar aqui e ser "ninguém"...

    Fiquei meio deprê, mas depois saí na rua e comecei a saborear o gostinho de andar tranquila na rua, com ventinho gelado no rosto, com aquele monte de gente diferente, com pessoas falando muitas línguas... mesmo com a perna doendo e o cansaço de ter andado muito, eu me senti feliz!!

    Voltamos pra Île de Soeurs e fomos no parquinho, conversamos com amigos queridos, ouvindo o barulho das crinaças brincando no fundo...

    Tem preço pra isso? Tem: recomeçar!!

    Mas acho que valeu a pena sim! ;)

    Bjokas

    ResponderExcluir