domingo, 25 de julho de 2010

Sobre trabalho e sobre emoções

Como comentei no último post, o cliente deveria me avaliar. Após mais um momento squeeze, que compartilhei com meus adorados leitores... fui aceita! Ufa! Ui! Tenho alocação!

Bom, isso me leva à primeira parte do post, que pretende, como têm sido os últimos aliás, meio uma coisa de fluxo de consciência, sem muita organização. Sorry for that, people. Tenho escrito como tenho sentido as coisas por cá. Caóticas, confusas... mas de saldo sempre positivo.

Eu e alguns dos brazucas que aportaram por cá já vamos bater a marca dos 2 meses. Parabéns pra nós! Em meio a isso, gostaria de dizer (talvez até me repetir) que:
- Emprego é difícil em geral. Não se iludam. Se acham que o dinheiro que têm vai dar pra 4 meses, como foi o meu caso, não se surpreendam de ver que na verdade ele mal dava pra três. Então... tragam o máximo que der! Essa é uma das regras mais importantes, pois o que você vai fazer aqui sem dinheiro? A quem vai pedir? É questão absolutamente sensível. E nesse ponto graças a deus que acabei de conseguir meu empreguinho. Que me custou SEIS semanas incansáveis de muitas entrevistas, a maioria difícil, todas em outra língua e em algumas só podiam ser em francês. Assim sendo... pode parecer que o emprego veio "rápido", mas pra quem está vivendo o momento, fazendo entrevistas cansativas e não recebendo nem não nem sim é muito desesperador, desanimador... e a gente não tem a certeza de que no fim vem o emprego. É muito desgastante. Eu ainda não recuperei meu peso!! E incerto, pessoal. Há pessoas que chegaram na mesma época, também estão há mais de um mês buscando e nada! Seja na mesma área seja em outra. O fato é que o fator sorte ou chamem do que quiser também atua e isso não é controlável.
- Amigos do meu coração... que falta que fazem! A vida nesse começo é intensa, tantas novidades boas e ruins, ansiedades, saudade e falta dos abraços, dos olhares compreensivos que não precisam de palavras. Dos cafés com papos loucos com minhas amigas... os passeios nas livrarias no fim do expediente, as andanças pelo shopping sem comprar nada, as corridas no aterro... o meu emocional ainda está se ajustando! Vai levar um bom tempo para a felicidade aqui ser plena, desprendida do que eu tinha no Brasil e que me faz muita falta...
- ...E a alegria de conhecer algumas pessoas que já posso chamar de amigas. Afinal, compartilhar as durezas _ e as alegrias!_ da nova vida nos aproxima num nível visceral. Isso é bom demais. Se algo me acontece eu posso pegar o celular! Eu posso fazer contato, seja em inglês, em francês ou em português, eu posso ter um colo, uma confiança, um porto. Essa é sem dúvida a maior riqueza aqui da nova vida.

10 comentários:

  1. Oi P,
    parabéns pela conquista. Deve ser uma barra ficar na incerteza, com um prazo para a renda acabar. Fico muito feliz por ter dado certo e você ter passado dessa fase desesperadora de busca pelo emprego.

    Logo o emocional entra nos eixos da vida nova e você passará a sentir orgulho pela escolha feita.

    Um grande abraço,

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oi P.
    Vc está 100% apoiada no que diz..., realmente a vida nao é fácil por aqui e demora a se ajustar plenamente. Tb sinto falta das minhas amigos e amigos, familia..., mas aos poucos vamos encontrando os novos amigos por aqui, que jamais substituirão os antigos..., mas somarão positivamente em nossas vida. Vc certamente já é uma das pouquissimas pessoas aqui que já posso chamar de AMIGA. Vc se preocupou comigo, com meu bem estar, me "tirou" do desânimo que eu estava sentindo e tivemos um dia incrível ontem no Festival Just for Laughs... Thanks for that!
    Desejo TUDO de melhor para nós e para os que estão por vir.
    Beijinhos.

    Vanessa, Saulo... e Margot - Destino Gelado.
    www.vanessasaulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. P, concordo plenamente com o seu post, afinal, vc tem tem feito parte da nossa caminhada aqui e sabe que nos sentimos incluídos na parte do "desespero", "espera", "incerteza"...
    Fator sorte ou não, vc conseguiu e isso é MUITO bom pra gente que ainda não conseguiu, pois é inspirador e dá uma energia nova, confiança pra seguir em frente e lutar e lutar!!
    Saudades das fofoquinhas, vou marcar alguma coisa (em qq lugar, aqui ou ali) mas agora depende da sua disponibilidade né? ;)
    bjosssssssss!!! Sucesso no emprego!

    ResponderExcluir
  4. P., lendo o seu post, já começo a sentir de novo aquele frio na barriga da ansiedade pelo desconhecido! Parabéns pelo sucesso na maratona de entrevistas e pelo seu emprego!
    Por aqui, estou voltando a correr no Aterro. Ainda beeeem devagar, mas já me sinto "de volta" e isso gera um sentimento muito bom. Daqui a pouco estaremos correndo juntas por aí.
    Beijos,
    Zuzu.

    ResponderExcluir
  5. Oi P. Parabens menina!!!!! na verdade não deve ser nadica de nada facil esse inicio por ai... bem ,mas o importante é que vc etar a cada dia conquistando o seu espaço e vencendo as barreiras da imigração . fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Como vc disse não é facil e muitas vezes até para quem tem a famosa experiencia canadense tambem! vc sabe..o que realmente vale mais são essas amizades que fazemos nessa etapa da vida que nos é mais delicada e com certeza os que permanecerem terão histórias para compartilhar depois e um elo muito forte já que o que vivemos aquí gira em outra sintonia com mais intensidade na minha opinião.

    Um beijão pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Olá Petula, antes de tudo PARABÉNS pelo novo trabalho.. Mandei um email para o email do contato mas nao obtive resposta. Caso possa, gostaria de manter contato com você, pois estou querendo ir até o final do ano e quero conversar com pessoas que estejam em Montréal. Até mais!!
    Chuck & Sarah

    ResponderExcluir
  8. Oi P, tudo bom??
    venho acompanhando seu blog há algum tempo. Hj vi que vc finalmente conseguiu seu primeiro emprego no CA. Parabens!!! É mto bom saber que as pessoas estao vindo pra ca e estao aos poucos tendo sucesso.
    Eu to bem frustrada pq to levando uns "nao" em relacao a canto pra morar. Lembro q vc disse q no seu predio talvez tivesse alguma coisa available... sera q ainda esta?
    Parabens pela conquista e obg desde ja!
    Carolina

    ResponderExcluir
  9. Oi P, realmente as coisas não são fáceis nesse começo, mas vejo o seu emprego como uma grande vitória, resultado do seu esforço e dedicação. É na sua área, e você terá a tão falada experiência canadense. As emoções aqui apertam de todos os lados, mas acho que o negócio é ir levando um dia de cada vez e aos pouquinhos as coisas vão entrando em um ritmo.

    bj!
    Pati

    ResponderExcluir
  10. Parabéns mesmo pelos 2 meses! Toda conquista agora será lembrada sempre no futuro!

    Eu tenho tanto medo dessa coisa de dinheiro... Estou querendo levar dinheiro pra 10 meses - 1 ano, e estimei algumas coisas que ocupariam esse dinheiro de forma sempre pessimista, pra não contar com surpresas. Mas no fim das contas, sempre temos as surpresas que faz com que nosso dinheiro que já vale praticamente metade, perca ainda mais valor.

    O tempo começará a passar mais rápido pra ti conforme o passar do tempo. Sua fluência te deixará mais avontade, sua situação ficará mais consolidada, e sua vida entrará nos eixos devidos rapidamente. E tudo isso com certeza são mais conquistas a serem lembradas e comemoradas no futuro!

    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir