domingo, 11 de julho de 2010

Estudar é preciso

Depois de um pouco mais de um mês aqui a gente pode perceber até que ponto é ou não fluente, domina e conhece ou não um idioma. Pode avaliar bem seus pontos fracos e, infelizmente, percebe que sozinha dá pra evoluir pouco.
Assim, estou estudando em casa, mas já me preparando para as provas do curso da universidade. Quando percebi que simplesmente há assuntos sobre os quais não sou capaz de discorrer com a complexidade necessária, mesmo em inglês, vi o sinal amarelo e here i go again to school. Em francês E em inglês.
Claro, depende muito dos objetivos de cada um. Eu quero DOMINAR ambos os idiomas, quero que sejam ambos minhas segundas línguas. Sozinha, na interação convencional do dia-a-dia, minha percepção é de que isso só acontece até certo nível. Pra pular de um intermediário ou avançado pra um FLUENTE a coisa muda muito de figura e a curva de aprendizado não é uma reta ascendente, mas uma parabolazinha bem achatada! Então, somente o estudo intensivo, universitário, formal e exaustivo é que faz a coisa acontecer.
A partir de agora... trabalhar E estudar, exatamente como era no início da minha carreira, voltando ao ano de 1999...

8 comentários:

  1. Oi !
    Concordo plenamente. Do nada em francês para um básico funcional é super rápido. Tem gente que chega neste ponto e já diz que sabe francês. Se decide continuar, vê que para avançar um pouco é preciso MUITO esforço.
    Estou há mais de 3 anos aqui e ainda acho que tem muito que melhorar. Oral e escrito, pois os dois tem que andar junto se você quer se comunicar bem.
    Boa sorte !
    Ale

    ResponderExcluir
  2. Oi P, tudo bem com você?

    É isso aí, não podemos parar de estudar! Mas só em pensar em voltar para a sala de aula dá uma preguiiiiça... Hehehehehe...

    Tenho o mesmo pensamento, pretendo dominar os 2 idiomas! Sei que não será fácil, mas... temos que nos esforçar, não é?

    Beijos e boa sorte com os estudos e o trabalho!

    Vitor

    ResponderExcluir
  3. Você está certíssima. Ao depararmos com algo que precisamos melhorar, temos que ir atrás e com dedicação e garra.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Nós somos nossos sonhos, e quando nossos sonhos se tornam realidade ficamos mais fortes. Estudar é um sonho para a vida inteira, que enquanto estamos vivos nos dá
    mais eneria para continuar.

    Seu sucesso é apenas uma questão de tempo.
    Bisous, Rafa

    ResponderExcluir
  5. Querida !!

    Concordo com vc plenamente. Infelizmente alguns que possuem um nível funcional, acham que já dominam a lingua e as coisas ficam mais díficeis. Dominar bem as duas linguas pra mim é fundamental para conseguir um bom emprego e reunir as condições necessárias para viver bem aqui.
    Desde que terminei a faculdade nunca parei de estudar, seja a língua, seja uma especialização.

    Abraços e boa sorte, pra mim vc está no caminho certo.

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS P!!!
    Para ver como sou ligadona (rssss) só vi agora que vc vai começar a trabalhar.
    UHUUUU!!!! Sendo o mérito todo seu, por seu esforço enorme e dedicação total, saiba que existe uma pequenina parcela de culpa nossa por estar mandando muitos anjinhos por pensamentos positivos e desejos de que tudo ocorra na paz.
    Que tudo continue acontecendo como está sendo; devagar (nem tão devagar assim), mas nunca parar.
    Abçs,
    Sil e Gabriel

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Menina... o meu marido fala a mesma coisa - ele não gosta do acabamento dos livros daqui... ele diz que não dá o mesmo prazer na leitura... bom, coisas que a gente precisa se acostumar...

    Eu tbem trouxe as minhas meias fio 40! Elas realmente serão muitoooo úteis... até esqueci de colocar no post, com esse calor todo... risos... que sol, né?!!?

    E ai, tudo bem? Precisamos nos conhecer! :)

    Abraço!!!

    ResponderExcluir