sábado, 10 de julho de 2010

Livros, livraria, cafés

Ok, tenho que confessar que essa parte aqui em Montreal está me decepcionando um pouco. Ou então... apesar de ter andado muito pela cidade, não andei pelos lugares certos.
O fato é que a coisa de cafés com aura francesa... ainda não achei. Sinto falta da atmosfera adorável dos inúmeros cafés do Rio. São de altíssima qualidade e ainda por cima serviam café forte, saboroso. Já descobri alguns cafés legais aqui, mas confesso que não são inúmeros, pululantes, achei que em cada esquina teria lindos cafés, nos mais variados bairros... não é verdade. O que mais se vê são essas coisas como Starbucks e Second Cups, altamente comerciais e sem o espírito que procuro.
Livrarias-café, outra coisa gostosa demais do Rio, também não vi muitas aqui. Aliás, as livrarias eu tenho achado um tanto ruins. Tem muita coisa pra ler, mas me sinto nos EUA enão no Canadá. Disseram-me que no Canadá, especificamente em Montreal, o povo lê muito. E lê! No metrô, quem não tem jornal tem livro nas mãos e está lendo! O problema é que não tenho curtido o repertório que encontro aqui. Best-sellers, auto-ajuda. Pouca coisa de Humanas realmente boa, pouca literatura clássica. Mas, talvez como nos cafés, eu não esteja andando pelos lugares certos.
Por fim, os livros. Eu considero importante ter ao menos a opção de comprar livros com acabamento mais refinado, especialmente se for montar uma biblioteca. Porque os livros do tipo pocket (nesses mesmos materiais eles fazem versões grandes) estragam rápido, as páginas viram lixo em poucos anos. É feito pra quem vai descartar o livro depois de ler e emprestar, não são duradouros. E vou te falar: pagar 20 doletas num livro nesse tipo... pow, um pocket no brasil era na casa dos 12 ou menos. Aliás, várias coleções inglesas do tipo "collectors library" eu simplesmente não tenho encontrado. E quando encontro... carésimo!
Estou começando a achar que fiz um mal negócio vendendo os livrinhos... eu tinha edições incríveis. Acho que vou ter que viajar pro Brasil e pra Inglaterra, França, abandonar lá todas as roupas que levar e voltar pra cá com quilos de livros! Saudade da "Cultura" em Sampa e da "Travessa" no Rio...
Bom, como nesse assunto eu sou muito crítica, talvez não esteja sendo muito justa com Montreal. Eu ainda a adoro e estou feliz de estar aqui. Mas até que eu ache novos lugares e livros vou realmente ficar com essa decepção no meu coração.

9 comentários:

  1. P, assim como vc eu tb ainda não achei uma boa livraria e eu amo livros! Para quem é descapitalizado e adora ler, a Grand Bibliotheque ainda é a maior pedida. O Glau fez sua inscrição lá e trouxe uns livros legais (e que estão no nosso nível de francês...heheh) e achei a idéia de emprestar os livros lá ótima, ao menos enqto não encontramos nada que nos agrade.
    Mas realmente, aquele clima francês de cafés está bem longe do que eu imaginava. Tirando um pouquinho de Outremont e da st-Denis na parte do centro... no mais nÃo vi muita coisa. Mas vamos torcer para que consigamos achar!
    Bjos!!

    Jean Drapeau amanhã viu! Te vejo por lá.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Que pena que seja assim por aí. Eu moro em Santos e vou muito pra São Paulo, a trabalho ou cursos e nunca dispenso um cafezinho ou uma das maravilhosas livrarias que tem por aqui. Então, apesar de todos os problemas, esse é um ótimo ponto que Sampa tem e que ninguém pode tirar, né?
    Mas quando você achar esses pontos agradáveis em Montreal, mantenh-nos informados, por favor.
    Tudo de bom pra você!

    Aline

    ResponderExcluir
  3. Ah, mas isso e porque vc tem que conhecer o "Torrefacteur" , tem ate cafe do Brasil.

    Clemente Morin (da pro gasto)

    O Cafe Morgane da des Forges...

    Um beijo..

    Bianca e William

    ResponderExcluir
  4. Esse seu post me fez pensar... o povo de Montréal lê muito, mas compra poucos livros... as bibliotecas públicas são boas o suficiente para que as pessoas não sintam necessidade de comprar tantos livros... eu mesma, se tivesse uma boa biblioteca por perto, compraria bem menos livros do que eu compro hoje...

    Enfim... dos lugares que eu falei no facebook, a Paragraph é boazinha, mas não é uma Livraria Cultura... não sei, mas acho que não existe algo do naipe da Cultura, Travessa ou DaVinci em Montréal...

    ResponderExcluir
  5. acho que na sherbrook e na mont-royal vc encontrará livrarias boas! No centre-ville vc só vai encontar mesmo livros em inglês, poucos em francês.
    A travessa realmente é muito boa mas eu acho que falta algo no ambiente, eu gosto de livrarias onde eu possa sentar numa poltrona, mesa e ler um livro e acessar a internet heheh

    ResponderExcluir
  6. Oi P, o calor aqui está realmente massante, mas melhor assim, pois segundo o pessoal que mora por aqui há um bom tempo sempre diz: aproveite o sol, pois depois será só neve...rsrs.
    P, envie seu número de cel ou tel para nós por e-mail, para tomarmosssss un petit café à Laval.

    Abraços,
    Ilha et Bibi

    ResponderExcluir
  7. Ai, não fale isso, sou loooooouca por livros... Meu maior problema será selecionar alguns poucos para levar...
    A Cultura eu só frequento se deixar a bolsa em casa... hehehe. O estrago é sempre grande. Mas quem sabe essa não é a oportunidade para mudar algumas coisas e começar a frequentar uma biblioteca, coisa que não faço aqui em Sampa...
    Qaundo descobrir um café legal, faça um post :).
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi P,
    Uma das malas q trouxe foi basicamente livros, mas só aqueles q um dia posso ler outra vez, gosto de livros bonitos e antigos, mas será q as casas aqui aguentam o peso de uma boa biblioteca?
    Aqui as pessoas vivem em casas de papel, a pedra e o tijolo da fachada é só enfeite pode-se até troca-los, os livros seguem o mesmo pensamento, quem mora em um 3 1/2 depois de ler coloca o livro no balde de reciclados.
    Enquanto a saudosa Cultura não abre uma filial por aqui o jeito é comprar na Renaud Bray e sair para tomar o cafezinho na Brulerie St. Denis.

    ResponderExcluir
  9. Bom, amiga... Imagino que vc tenha se arrependido, mas sabe que ao menos um bom número ficou a salvo comigo. Quando quiser, posso mandar por amigos seus que estejam imigrando agora ou de férias por aqui... Quem sabe ate quando vc vier nos visitar?!?! De qq modo, dado o fato da violação de malas que vc sofreu, talvez nem seja mesmo o caso de se arrepender... Digamos que vc tenha apenas reservado seus livrinhos para resgata-los num momento mais oportuno. ;-)

    ResponderExcluir