quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dinheiro canadense

Acontece com todo mundo: você chega a um país estranho e tudo é novidade, inclusive as moedas e cédulas de dinheiro. Para tanto, preparamos um guia para ajudar os brasileiros que estão vindo para Canadá chegarem aqui mais familiarizados com a moeda canadense.



Apesar da moeda canadense também chamar-se dólar, as semelhanças com sua “xará” norte-americana param no nome. As cédulas e moedas canadenses são bem diferentes, começando pelas cores. Enquanto o dólar dos Estados Unidos possui as famosas cédulas verde-escuras, o dólar canadense tem cédulas com diferentes variações de cores, como azul, verde, vermelho e marrom.




A cédula mais baixa é a de CA$ 5, na cor azul e com um desenho no verso que retrata uma das maiores paixões do país: o jogo de hóquei. Em seguida aparece a nota de CA$ 10, que possui coloração semelhante da cédula de CA$ 5. Portanto, preste bastante atenção para não confundir as cédulas de 5 com de 10 dólares – elas são muito parecidas.



A nota de CA$ 20, na cor verde, estampa a face da Rainha Elizabeth II. Ao contrário dos Estados Unidos, o Canadá continua mantendo laços estreitos com a Grã Bretanha e reconhece a soberania da rainha britânica. Outra prova disso é o Parlamento Canadense, na capital Ottawa, que conserva um acento especial (ou uma espécie de trono) para a Rainha Elizabeth II.



As duas cédulas canadenses de valor mais alto são as de 50 e 100 dólares. A de CA$ 50 é na cor vermelha e a de CA$ 100, marrom. Mais detalhes sobre as cédulas, acesse o endereço http://www.bankofcanada.ca/en/banknotes/general/character/2001-04_05b.html


Moedas

O dólar canadense possui 7 valores de moedas: 1 cent, 5 cents, 10 cetns, 25 cents, 1 dólar, 2 dólares. A moeda mais comum é a de 25 centavos, conhecida no Canadá como “quarter”. A moeda tem o perfil da Rainha Elisabeth de um lado e, do outro, o desenho de um alce (ou “moose”, em inglês), animal típico da fauna canadense.



Tome cuidado para não confundir a moeda de 25 cents com a de 5 cents. Mesmo tendo tamanhos diferentes, as duas moedas são inteiramente prateadas e podem ser facilmente confundidas por aqueles que não estão acostumados com elas. Já as moedas de 1 dólar e 2 dólares são difíceis de se confundir. A primeira (CA$1) é inteiramente na cor bronze, enquanto a segunda (CA$ 2) tem duas cores de metal – bronze e prata (ver foto).

Nunca é demais lembrar também que o dólar canadense, ao contrário do Real, não possui cédulas de 1 ou 2 dólares. Portanto, uma última dica é andar com um porta-moedas sempre à mão, pois os canadenses valorizam muito o uso de moedas. Mesmo as de 1 centavo têm valor na hora do troco.

Fonte: "roubado" descaradamente do site Canadá para brasileiros

6 comentários:

  1. Oi P, tudo bem com você?

    Muito legal seu post e bastante explicativo! Parabéns!:)

    Acho que em 2008, se não me falhe a memória, minha eposa fez um post falando a respeito da moeda canadense também. Informações como essas são sempre muito bem vindas, não é mesmo? Hehehehe...

    Beijos,

    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Oi P!!

    Eu me confundo horrores com moeda de dolar americano, já vi que me confundirei com de dolar canadense tb! hehehe.

    Pois nós vamos dia 15! Mas é só pq inicialmente nosso gato ia como bagagem despachada (e entre 15/05 e 15/09 a Delta não leva animais...), mas acabou que ele vai na cabine mesmo. Eu acho que está super perto, ainda tenho várias coisas pra fazer... Mas vou me apressar pra arrumar tudo!
    :P

    bjss

    Lely

    ResponderExcluir
  3. Eu já conhecia as notas de 50 e de 100. No início do ano, no aniversário da minha pequena, demos de presente pra ela, 100 doletas canadenses, e de quebra compramos mais uns dolares pra gente também sentir o gostinho :)
    Achei as notas super bonitas... e grandes!!!!
    ótimo post ;)

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi P!

    Adorei o post... e me fez lembrar o problema que eu tive em acostumar com as moedas de lá... às vezes eu cheguei a dar montinhos de moeda para o caixa para ele separar o valor que eu tinha que pagar...

    Outra coisa... às vezes no troco, junto com as moedinhas canadenses, vem moedinhas dos eua... mais confusão!! hehehe


    Bjs

    ResponderExcluir
  5. lindinha... o brasil, em breve não terá mais cédula de 1 real não... se alguém ainda tiver é pq o cara deixou no porquinho hehehehe.. o BACEN está tirando de circulação e colocando moedas....

    e, antes que eu esqueça GOD SAVE THE QUEEN hua hua hua

    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi..nossa,percebi que sou a única da turminha que não mora no Brasil..sinistro,hehe..
    Sabe essa nota de 50, ? vermelhinha,linda né? então vou te contar uma que rolou comigo anos atras em Friburgo..fui numa pessoa que lia cartas e ela me disse que a gente ia ganhar um dinheiro vermelho,num lugar diferente,que falavam outra lingua.. imagina isso, escutei antes de pensar em Canada! quando entrei no processo e vi as notinhas vermelhas.. a bandeira vermelha maravilhosa..entendi finalmente o que a moça viu nas cartas anos antes..
    Ah,a vida.. tão mágica e cheia de surpresas...
    Bjs lindinha!

    ResponderExcluir