domingo, 15 de agosto de 2010

Trabalho

Enfim... Já bati a marca dos dois meses. Engraçado como achei que eles voaram, mas depois disso... penseiq ue já estava no terceiro e vi que ainda eram 2 meses e DUAS semanas!

Depois de um tempo acho que o relógio corre menos. Até esse fim de semana está durando mais! rsrsrs
E no trabalho... acho que tudo encaminhado. Fiz um mês, nessa brincadeira e tenho que confessar que dá um alívio. Porque o começo é difícil, meio angustiante. A senioridade e foco de todos aqui me assusta um bocado. O povo tem espaço pra conversas e café, mas eles produzem em 8 horas o que a brasileirada produz em 12! Eles simplesmente não perdem tempo. E conhecem muito bem o seu trabalho, dominam as tecnologias que utilizam, são realmente bons! Ao menos essa tem sido minha visão da minha equipe, que é gentil, animada, aberta e muito competente. Me sinto um engodo no meio deles. Sério, gente, a auto-confiança fica um pouco abalada tendo que se reportar em línguas que não domino e tendo que mostrar meu trabalho pra gente tão capacitada! Será que pego a competência deles pela osmose? rsrsrsr
O engraçado é que fui contratada pra um posto bem abaixo do meu no Brasil, como já disse, e que não me incomoda em nada. Mas se as demandas que eu recebo são pra alguém que não é nem intermediário... fux!
:D

Minha equipe é multicultural, mas tem alguns quebecos no meio, especialmente em posições chave. Meu contato com eles tem sido ótimo! Nada de preconceitos, francês na média do entendimento, paciência, humor e carisma por todos os lados. Isso torna o dia-a-dia bem mais fácil, apesar de eu me sentir bem estúpida a cada coisa que não boto pra funcionar no trabalho! rsrsrs

Mas sei que daqui a mais um tempo isso vai passar. Quem sabe me botam pra trabalhar nas tecnologias de backend que conheço e daí começo a me sentir mais confortável, confiante e finalmente boto pra quebrar. Porque afinal... não estou aqui a passeio e sei do que construí no Brasil. Minhas indicações de LinkedIn e de formulários de recherche das empresas de recrutamento não mentem. Tem gente fera no Brasil e no mundo que me indica. Então vou dar tempo ao tempo e acreditar. Daqui a um tempo... PP mandando bala no trabalho como os feras locais!

Fui que amanhã tem trabalho!

13 comentários:

  1. Querida P, não se sinta assim diminuída, é apenas uma fase. Daqui há um poucos meses quando você dominar o idioma e o conhecimento necessário do projeto que você está você vai arrebentar ai!! É apenas uma questão de tempo. PP vai deixar os feras para trás ;)

    ResponderExcluir
  2. P, vc já fez 1 mês no emprego? Caracas!! Passou rápido mesmo.

    Mas ó, não fica assim, a gente sabe que é muito difícil recomeçar e é normal se sentir diminuída. Acho que no Brasil a gente não é especialista em nada, mas generalista. E aqui, eles são especialistas e por isso a gente sempre acha que não sabe nada. Mas use essa chance para ganhar experiência cultural, profissional e por que não pessoal? Comportamento é tudo. E isso também agrega na carreira né? :)

    Fique bem, vc é competente, um amor de pessoa e eles com certeza já sacaram isso.

    Bjos muitos!!!

    Ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Olá Petula. Sou novo por aqui, mas pelo jeito vou virar freguês! Seus posts são objetivos, bem escritos e espírituosos. Gostei especialmente da saga dos bichanos.
    Continue compartilhando suas impressões com a gente!

    ResponderExcluir
  4. Um dia de cada vez,não é? vc vai construindo e ganhando seu espaço aqui aos pouquinhos,isso é certo.
    Como te falei antes,vejo um belo futuro pra vc aqui,seguro,tranquilo e proveitoso.
    Respire fundo,equilibre e vai em frente!
    Esse é seu momento,aquele pelo qual batalhou,esperou e conquistou .

    Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Olá,Meu nome é Laíssa Barros e sou estudante de jornalismo do segundo ano da FACAMP (Campinas -SP). Estou realizando uma matéria sobre os brasileiros que imigram para o Quebec e gostaria que se fosse possivel você respondesse a algumas questões sobre o assunto. Vou deixar meu email como contato para que se possível você me respondesse se aceita ser uma fonte para meu trabalho. . Desde de já agradeço. laissadbm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olas! Estou em Montreal e tambem sou da sua area! Vc se importaria de me mandar o nome da sua empresa e o email que vc entrou em contato para que eu encaminhe o meu cv?
    Obrigado. joaodamatta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá P! Parabéns!!! Hoje completando 01 mês de trabalho.
    Olha só! Pensa bem! Vc não é nada disso que vc escreveu. Já pensou que tu és uma guerreira? Que saiu daqui como todos e, com menos de 3 meses, vc já está no seu ap, já tem o seu trabalho e está tendo a oportunidade de fazer parte dessa equipe gente boa que vai te acrescentar cada vez mais?!
    E o resultado das provas de classificação, já tem algo?
    Imagino que a cabeça de quem chega fica um turbilhão de pensamentos por vezes bom, mas nem sempre como gostaríamos de nos sentir o tempo todo. Mas vc tem que acreditar no seu "taco" como está acreditando. Qdo bater aqueles pensamentos desagradáveis, primeiro peça um carinho gostoso dos peludos. Depois pense que tem muita gente torcendo por vc e siga em frente. Pois vc é exemplo para muitos que já chegaram e para muitos outros que estão do lado de cá. Afinal vc faz amigos por toda parte.
    PARABÉNS novamente e continue, pois vc está numa estrada com caminho lindo.
    Bjos, Silvania.

    ResponderExcluir
  8. Olá Petula.

    acredito que temos interesses similares, sou tradutor de formação, agora fazendo doutorado em estudos da Tradução e logo logo estarei por ai também, entre em contato, podemos trocar umas informações.

    att.

    Hutan hutandion@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Assino em baixo ! Tenho as mesmas impressoes. Sucesso, ou melhor ainda mais sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Petula

    Meu marido e eu somos designers, que nao é uma profissao regulamentada. Participando das sessoes de informaçao sobre o trabalho no Quebec, aqui em Montreal, sempre ouvimos sobre a suposta exigência da equivalência de diplomas e da traduçao feita por tradutores juramentados do Quebec (apesar do livreto "apprendre le quebec" insistir que devemos chegar aqui já com os documentos traduzidos). Minha pergunta é: que tipo de exigência foi feita à vc pelos seus empregadores com relaçao aos diplomas brasileiros?

    Estamos na fase de preparaçao dos curriculos "à moda quebécoise" e com algumas dúvidas sobre as exigências pois, em geral, nao há muitas informaçoes disponíveis sobre a nossa área.

    Muito obrigada pela atençao.

    Aline

    ResponderExcluir
  11. P! Tudo bem??
    Desculpa esta te perguntando algo bem atrasado, mas ainda continuas com a conta do desjardins? Tas gostando? Obrigadissima!
    Beta

    ResponderExcluir
  12. Sinto tanta falta dos seus post aqui no blog...tenho esperança de um dia vc voltar a postar e eu saber que vc esta extremamente bem neste Montreal que em breve tb chamarei de "meu"!
    Abraço muito forte!
    Darlene

    ResponderExcluir