terça-feira, 26 de janeiro de 2010

TAM e Air Canada - levando animais e pulando o trecho doméstico

Comprei desde o ano passado minha linda passagem com a Air Canada porque pretendia:
- terceira mala
- levar meus gatos no mesmo vôo.

Eu havia pretendido despachá-los como carga viva por uma empresa cujo atendimento, nível de detalhes, amei! Mesmo achando salgado o preço estava disposta a levá-los pela Carga Viva Export. São amplamente especializados! Mas levar meus dois filhotes se tornou algo em torno de R$3500. Ui!

Conversando com Patinha, soube que dá pra levar meus filhotes, dois gatos, no mesmo vôo que eu. E resolvi arriscar, pois de Air Canada não pararia nos EUA: menos documentação pra mim e pros pets. Foram R$2600 entre passagem e taxas. Ainda vou pagar taxa de embarque dos felinos. Supostamente é só na hora que a gente paga.

Depois de receber o e-ticket onde foi confirmada a cortesia da terceira mala (êêê), liguei pra reservar espaço dos gatos. Isso, liguei em janeiro!!! Supostamente só um passageiro por vôo leva animais então tinha que garantir que seria eu!

Já é preciso saber nessa hora o tamanho do canil em que o(s) animal(is) vão. No caso da Air Canada fui informada que podia sim, levar os dois gatos, mas em um único canil . Ele tem 54x45x68 e foi aprovado pela Air Canada... mas não pela TAM. A tam aceita dois gatos por passageiro, mas em canis separados. A Air Canada aceita dois gatos por passageiro... mas num canil único. O resumo da ópera é que fiz 8 DDDs (só podemos ligar pro (11 - 32546630) pro serviço de reservas tentando animal na cabine + bagagem, animais juntos, etc. A panacea é tanta que uma hora me diziam que o trecho doméstico eu tinha que confirmar com a TAM e outra hora diziam que não, que eles mesmos tentavam a negociação por a TAM fazer apenas a composição de um trecho menor.

Eu ainda não viajei, ainda não sei que pau que vai dar, mas foi janeiro inteiro de desencontros. Mas uma vez mais seguindo os ratros de quem fez e deu certo, vou embarcar direto em Sampa como fez a Patinha. Meu tio me levará de carro e assim evito a irritação da TAM. Importante: avisem à Air Canada que farão isso, não simplesmente apareçam em São Paulo, ok? Essa foi a orientação que recebi na última ligação que fiz. O próximo DDD agora só perto da viagem (27 de maio) pra ratificar o embarque em São Paulo.

Minha recomendação é: se pode pagar live cargo, pague. Claro, considerando quem tem mais de um animal. Eu só desisti desse processo porque tive gastos altos absolutamente fora do orçamento. Com live cargo seu animal viaja com a segurança de veterinários, fica num espaço específico do aeroporto quando chega, toda a documentação e problemas regulamentares são resolvidos por despachantes, se passar de determinada hora eles usam a comidinha (que você deixa presa por fora do canil) pra alimentar o pobrezinho com coisa "costumeira".

Eu só posso esperar que dê certo. Meus bichinhos são meus amores e vão simbora comigo de todo jeito! Dei por decidido dessa forma e, quanto a esse tema, vou re-la-xar!

Relaxemos todos que no Canadá será pauleira!!

11 comentários:

  1. Poxa não imaginava tamanha burocrácia, já que não tenho animais! Mas espero que tudo saia perfeitamente bem e tranquilo na sua viagem e na viagem de seu bichinhos!!!

    Boa sorte!
    Beijos
    Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho meu gatinho, meu filho, Link, e desisti de ir de Delta pela oportunidade de levá-lo comigo no vôo.
    Só de pensar já me dá ansiedade! Espero que eu consiga levá-lo sem nenhum problema, mas como sou acostumada a levar bichanos daqui pra lá, já sei que o trecho doméstico é super problemático, então me preparo para tudo!

    bjoss

    Lely

    ResponderExcluir
  3. Oi P, esse é um dos motivos pelos quais queremos ir de Air Canada... Queremos levar a Pucca conosco dentro da cabine. Vamos ver como vão sair as coisas!

    Por desencargo de consciência vou pedir um orçamento na Carga Viva Express também. Mas desconfio que vá sair do nosso planejamento...

    Abraços e boa sorte com os gatinhos.

    Pati

    ResponderExcluir
  4. P
    Faltam 41 dias para minha viagem, imagina meu nivel de ansiedade de levar o nosso Happy?
    Hoje pagamos um despachante e vamos de Continental que tem o servico petsafe, que me indicaram ser muito bom, pois em Houiston irao tirar o happy do kennel, alimenta-lo , dar agua e ele vai fazer uma caquinha em solo americano e um pipi tambem, depois volta pro aviao para ir para Calgary, tudo isto eles dizem em um ambiente climatizado e espero que de tudo certo.
    Estamos aqui torcendo para que de tudo certo com seus gatinhos
    Mae de cachorro e gato tambem eh mae ne!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi P. pior que já liguei cobrando 2 vezes, já mandei e-mail e nda!!!

    Mas contínuo esperando! De qq forma até outubro tenho que ir! rsrsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Ebaaa!!! Já está tudo certo então?!! Vc e seus filhos felinos chegam lá dia 28?!?! yupii!! Faltam 4 meses !!! Nós tb estamos pensando na nossa ida, mas estamos aguardando "pacientemente" pelo pedido dos exames. Assim que isso sair, corro e agendo passagem, flat e seguro!!

    Parabénss!! quando vamos marcar outro chopp?! fica no rio para o carnaval?!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Entao Pzinha..além da TAM vc deve evitar contratar terceiros para transportar do RJ até SP. Nem sempre eles cuidam bem de nossos amiguinhos.. viu o caso do Tron??Melhor ir conosco mesmo,embaixo de nossos olhos de maes!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Essa parte da programação da viagem foi a que nos deu mais dor de cabeça. Nós temos uma Shih-Tzu e não queríamos mandar como carga viva só se não tivesse outro jeito. Até que achamos uma pessoa no RJ que faz bolsa de transporte sob medidas e depois levamos até o aeroporto de Guarulhos para certificar com o pessoal da Air Canada que estava ok. Viajar dentro do Brasil com animal de estimação é um martírio porque as cias. aéreas aqui não têm o menor respeito. Sem falar nas medidas "permitidas" para ir na cabine, aquilo é para hamster e porquinho da índia!!
    Realmente ir direto para Guarulhos vai facilitar a tua vida. Esperamos que dê td certo e seus bichinhos não tenham problemas para chegar no Canada.

    Abraços,
    Alessander e Marcela

    ResponderExcluir
  9. Eu cotei em duas empresas para levar a minha cachorrinha como carga e ficava em aproximadamente US$1,000. Minha idéia era deixá-la com meus pais umas duas semanas (e também porque queria que ela fosse no voo direto da Air Canada, mesmo que a gente não fosse - e a AC não leva cachorro no verão). Resultado, ela vai com a gente de United mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Li seu blog todo e adorei!
    Temos um gato, o Azeitona, e estamos com as mesmas questões que você.

    Mas tem uma questão que até hoje não ouvi os donos de pets comentarem, é sobre como farão quando chegarem no Québec. Você já planejou onde vocês três ficarão?

    Porque os hotéis que aceitam pet dizem que eles têm que ficar no quarto junto com você. Leia-se, se vc sair, tem que levá-los. E como sair por aí procurando um apartamento levando gatinhos à tira-colo? *rindo*

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. http://quebecnosespera.women-blogs.com26 de abril de 2011 às 04:13

    Oi.
    Tb estou super preocupada,pois vou levar minha Yorkshire e preciso comprar a bolsa de transporte.S for pelas 2 companhia,será mais complicado...estou tentando ver só pela TAm

    ResponderExcluir