Sim, foi uma odisséia tirar esses antecedentes!!! Deu ainda mais vontade de partir! Incrível a falta de respeito que encontrei nessa saga de documentações.
Para dar entrada na parte federal do processo (sim, eu enrolei no tempo de propósito, podia ter feito isso antes) é preciso tirar 3 certidões comprovando que você não tem processos cíveis ou criminais em seu nome. Dois estaduais e um federal.
O da Justiça Federal é o mais fácil, você o retira aqui na seção judiciária do seu estado. No caso do Rio: http://www.jfrj.gov.br/inicio.asp?me=serv&cp=serv_certidoes
Eu não precisei chancelar perto do Palácio Duque de Caxias, na Central do Brasil, mas pode ser necessário, fique atento!
O da Polícia Federal pode ser tirado pela internet, mas soube que o de muita gente foi recusado. Então fui pessoalmente à rua Rodrigues Álves no.1 e fui na parte do estacionamento, uma portinha meio precária. Abre às 8 da manhã, então dá pra solicitar e ir cedo pro trabalho. Pra buscar... é no 3o. andar do prédio, mas os horários são ingratos: das 10hs as 12hs e das 14hs as 17hs. Ou seja, sair pra almoçar cedo ou tarde. As informações são desencontradas e o prédio, por dentro, é todo igual! Me perdi, entrei na fila errada e por pouco não perco o horário de entrega da documentação. Mas, enfim, consegui, fui atendida por um senhor gentil e... tive que ir num cartório, Rua Acre no. 28, pra reconhecer a firma do delegado na certidão, SENÃO O CONSULADO NÃO ACEITA! Fiquem espertos!
Por fim, Félix Pacheco. Amigos, a único endereço "bom" é:
Rua Frei Caneca, 505 - Estácio
Rio de Janeiro - RJ, 20211020, Brazil
+55 21 2215-6832
Não façam como eu, que fui na Rua da Relação 42, naquela adendozinho lateral que existe no prédio da Polícia Civil. A funcionária é morosa e mal-educada (ou ao menos me tratou assim) e tem aquele "clima" de funcionalismo público atrasado. Ela esperou pra me atender porque estava dando bronca em outro cliente! Depois descartou a cópia da minha certidão de nascimento e ficou só com a da identidade. O "normal" seria ela ficar com ambas, mas ok. Pediu que eu voltasse em 10 dias. Vocês já sabem o que aconteceu: em 10 dias não estava pronta e ela me mandou ir buscar na FREI CANECA, NA CENTRAL DO INSTITUTO. Como o horário de atendimento é ingrato (a partir das 10 da manhã), disse que não podia. No que ela nem me olhou e disse com voz ríspida: então vai ter que aguardar. E voltou a dar esporro no outro cliente.
Uma semana depois voltei. Respiração, ioga, pensamentos positivos, etc. A mentalização funcionou: ela foi menos ríspida, mas por pouco não conseguiu ser polida. A impressora estava quebrada (!!???!!) e eu teria que retirar meus antecedentes num guichê na Rua D'Ajuda no.5. Trata-se de um subsolo onde tem atendimentos dfe SERASA, IIFP e vários outros serviços estaduais e municipais. A idéia é boa e você pega uma senha e senta. Tem um guichê só pra antecedentes. Em 15 minutos, desta vez atendida com sorrisos e bom-humor, estava com o bendito na mão e parti!
Incrível como pra tirar o de Manaus, onde morei por um ano, foi facílimo! Procuração pra um casal de amigos, cópia da identidade e... voilà! Em 24 horas a bichinha saiu!
Eu desejo muita sorte e sucesso aos amigos que vão passar por esse próximo passo do processo. Era pra ser rápido e fácil, afinal superamos uma entrevista em francês! Mas... esbarrou na burocracia, sabe que ferrou!
Fiquei estressadíssima! Mas o fato é que minha documentação foi pra São Paulo. Agora é hora de apenas aguardar e ir sendo feliz! Cada vez mais!