quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O céu de Suely

Hoje vi um filme incrível, nada recente, mas que de certa forma tem a ver com o tema desse blog. Chama-se "O céu de Suely".

A protagonista do filme, filha do interior do Ceará, regressa a sua cidade vinda de São Paulo. Devido à falta de magia na vida, Suely decide partir uma vez mais, desta vez para ainda mais longe, vai para o sul do Sul. Há muitas metáforas e outras coisas cruas e diretas no filme, mas duas acho que são importantes destacar: Suely não deixa de sonhar com o melhor, de passar o que houver em busca de seu sonho e da construção de sua vida. Além disso, o ambiente em que cresceu não a acolhe. Suely parte porque é impelida a isso, ela só deseja um mínimo de felicidade e dignidade.

No fundo, nós, emigrantes, somos Suelys. Menos marcados pela crueza, certamente, já que as necessidades de Suely estão na base mais rasteira da pirâmide, mas estamos sendo jogados pra longe por nossa terra de nascimento e não deixamos de sonhar, de esperar pela mudança, pela melhoria, por qualidade de vida. Suely buscou outro Brasil dentro do Brasil. Nós buscamos outro país. Mas no fundo ansiamos pelo mesmo bem-estar e simplicidade na vida, sem perder a dignidade.

4 comentários:

  1. Dizem que é uma sina do imigrante, uma certa tristeza, pois nenhum lugar é mais perfeito...

    ResponderExcluir
  2. P,
    não fechamos nem com Berri nem com o Outremont, pq recebemos uma dica apto e que achamos que seria fechado essa semana, mas estamos dependendo do sim do proprietário, pois é uma sublocation. Até final de junho, depois julho, queremos estar num ap maior.
    Estou preocupada pq se demorar muito, depois nem vou conseguir vaga no Berri, que era o que queríamos antes...

    Mas vamos ver como vai ficar. Uma boa notícia: pessoal de final de setembro estão recebendo os pedidos de exames! Yupi!! :)

    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi dizer que esse filme é muito legal mesmo!
    E é isso aí, estamos atrás do sonho de uma vida melhor.
    :D

    ResponderExcluir
  4. P,
    adorei, não do filme porque ainda não assisti, mas da sinopse que você fez. É exatamente o que sentimos e buscamos.

    Bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir