sábado, 23 de janeiro de 2010

Processo de Imigração

Abaixo, singelas dicas sobre o que é a saga do processo de imigração pro Canadá. Foi um email que fiz pra amigos queridos, então ele não tem exatamente o tom de um post. Também é bastante extenso. Mas enfim, se servir pra ajudar...

:)

****************************************************

Processo de imigração pela província de Québec

  • Não importa a profissão

  • Filho conta pontos

  • Tem que ter um francês intermediário

  • Brazucas estão levando vantagem (o escritório mudou de buenos aires pra sampa)

  • Tem entrevista em francês

  • Não precisa ter dinheiro agora. Pode ir juntando ao longo do processo

  • Temos uma comunidade MUITO ativa online:CBQ ou Comunidade Brasil-Québec http://www.brasilquebec.com Lá a gente tem assistência do começo do processo até o fim, se estabelecendo pelo Canadá.

Site inicial do processo:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.php

Só parte está em português. Uma parte um pouco maior está em espanhol e oficialmente, o conteúdo full é inglês/francês.

Observe o link “palestras de informação” no menu esquerdo. Acontecem umas duas por ano em cada cidade cotada. São explicadas as fases do processo e contadas experiências de imigrantes, a província do Québec é apresentada formalmente aos candidatos a imigrante. Curiosidade: geralmente a palestrante é a Soraia Tandel, imigrante brasileira que já tem uns 10 anos de Canadá e que me entrevistou!!!!

Há um teste online pra saber se você está apto ou não. Ele é só um balisador. Veja “avalie online suas chances” ou algo como “Évaluation préliminaire d'immigration”. Infelizmente só tem em inglês, francês e espanhol. Mas não desanime.

Do que a gente que já passou pode dizer, lá vai:

Basicamente, é preciso ter o equivalente a umas 150 horas de francês pra dar entrada na papelada. Isso a gente consegue moleza (e mais barato) com um professor particular. PORÉM, tem uma iniciativa do governo da província do Québec que valoriza os certificados da aliança francesa. Então, podendo fazer os 4 a 5 primeiros semestres ou fazendo isso em intensivo, já é o nível mínimo que eles pedem. Fica a critério de cada um. Sabem como eu fiz? Mandei um certificado de prova de francês que fiz dias antes, o TEF. Certificados como TCF, DALF, DELF também valem. Ou seja, basta dizer que sabe francês, porque no final eles te avaliam na entrevista.

Os passos da imigração estão aqui (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/index.html)

A papelada consiste de provas de diploma, de experiência de contratos de trabalho (eles entendem o sistema de PJ). Vale contrato, carteira de trabalho, notas fiscais, etc. Também as provas de escolaridade: no caso de casal, ajuda se pelo menos um for graduado. Aliás, como casal é bom, porque ambos “pontuam”, e o principal é quem tem a melhor escolaridade e o melhor francês. Cópia de certidões (passaporte, nascimento, identidade, etc), fotos em formato 3,5 por 4,5cm e um formulário em pdf que a gente pega no site.

Também assinamos um documento dizendo quando pretendemos levar em dólares canadenses. ELES NÃO PEDEM comprovação desses fundos. Eu disse um valor e estou até agora ainda juntando. Ele é mais uma formalidade.

Pra ver direitinho a cara do formulário, basta ver em :

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/dcs-trabalhadores/index.html

Tem também a lista de documentos a anexar. Existe uma taxa inicial, que se pode ver aqui:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/taxas.html

Em geral pagamos em cartão de crédito internacional, daí quando é cobrado na nossa fatura a gente paga a tarifa melhor, que é a comercial. Acho que há formas como ordem de pagamento, mas recomendo por cartão. O principal paga 390. Os adicionais são como seguem nna tabelinha. Esse formulário vai junto com a documentação e, ao chegar em São Paulo (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/contatar.html) eles conferem se os docs estão ok. Se estiverem, eles acionam o formulário de pagamento. Se não, eles mandam email ou carta cobrando documentos que faltarem.

Entre 6 e 3 meses eles chamam pra entrevista, por isso é bom estar realmente intermediário no francês. Imagina, 3 meses depois ter que conversar com os caras?!?!?

Se a profissão de um dos dois for muito procurada (a lista de profissões em demanda muda sempre e inclusive de link... sorry) e a comprovação de francês indicar que o cara (ou casal) já tem um nível bom, existe a possibilidade de receber o CSQ em casa, sem entrevista!!! Mas é bem difícil...

O que é o CSQ: Certificat de Sélection du Québec. É um papel em duas vias que a gente recebe após a entrevista que comprova que a província do Québec nos aprova e nos quer. A entrevista é simples, não se assustem. Treinem antes com um professor, só pra ficarem mais relaxados. Todo mundo faz isso. Decora palavrinhas-chave, etc. Não é desonestidade, viu? Você usa o conhecimento para sua vida.

Na entrevista temos coisas como;

  • Conferência dos documentos originais

  • Explicar por que queremos sair do Brasil

  • Por que o Canadá? E mais, por que o Québec?

  • Falar da sua profissão aqui e lá (diferenças, semelhanças)

  • Falar dos primeiros passos pretendidos ao chegar lá

  • Mostrar exemplos de empregos encontrados na net, exemplos de apartamento. Mostrar que se conhece o mercado, o estilo de vida, ao menos mostrar que houve interesse em conhecer a cultura que os aguarda.

  • Pra quem tem profissão regulamentada, conhecer a Ordem que a regulamenta e os passos pra seguir adiante. A lista está aqui http://www.opq.gouv.qc.ca/index.php?id=43 e já digo que engenharias e TODAS as profissões de saúde são regulamentadas. Administradores, TI people e tradutores não precisam.

  • Digam se têm um plano B, C, D. Por exemplo, quem tem profissão regulamentada não consegue chegar e já trabalhar na sua área. Tem que fazer validação do diploma, eventualmente cursar mais algumas matérias de especialização na faculdade, enfim... pode ser muito difícil. Exemplo, médicos acabam fazendo uma graduação nova por lá. Mas a pessoa pode simplesmente decidiir que vai trabalhar como freelancer fotógrafo ou tradutor ( e mostrar que já viu empregos assim, etc). Eles não encaram com maus olhos quem sabe se virar, acreditem. Basta terem um DISCURSO CONSISTENTE. Não precisa ser o que você pretende. Por exemplo, eu não falei que faria a faculdade de tradução porque a informática bomba por lá. E eles esperam que a gente chegue já suprindo a demanda de mercado, então avaliem se todos os planos devem ser ditos ou não. Apenas uma vez mais tenham um DISCURSO CONSISTENTE.

De posse do CSQ, começa a etapa federal do processo. O visto sempre é federal. Isso significa que você é imigrante do Canadá, não do Québec. Nesse processo, vale lembrar, que você assina uma carta de intenção de residir no Québec. Mas isso não te obriga na real a ficar por lá. Pode ir pra qualquer outra província.

Para o processo federal você terá uma via específica do CSQ dizendo que ela deve ser enviada junto com toda a papelada similar já enviada pro processo de Québec. Mais fotos. Mais um formulário enorme. Mais taxas.

Aqui estão as infos dos selecionados por Québec.

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/index.asp

Tem em inglês e em francês.

Aqui estão as instruções pra baixar os formulários da parte FEDERAL do processo pra quem é do Brasil:

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/apply-application.asp#visa_offices

No link abaixo temos as instruções pra pedir o visto.

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/demande-immigration-general/residence-permanente.html

Os passos são: documentação vai pra sampa. Eleas avaliam no prazo de até 6 meses. Depois chega um pedido de exames médicos. Coisa tranquila, pode fazer pelo plano de saúde. Só o médico que geralmente é particular, é indicado pelo consulado. Vejam no meu blog dicas e nomes dos médicos:

http://chezpetula.blogspot.com/search/label/exames%20m%C3%A9dicos

Se tudo der certo nos exames (e geralmente dá), é esperar cerca de 1 a 2 meses pelo pedido dos passaportes. Eles vão carimbar e seu visto será emitido pra vencer UM ANO APÓS A REALIZAÇÃO DOS EXAMES OU NA DATA DE EXPIRAÇÃO DO PASSAPORTE, o que vier antes. Assim, recomendo renovar os passaportes antes de aplicar pro processo. Ah, nessa etapa, você é gentilmente solicitado a pagar a última taxa do processo, que é a taxa do visto federal. Dói no bolso, mas aliivia no coração!!

Existe o processo sem entrevista, um pouco mais longo, que é o federal simplificado. Aparentemente dá menos trabalho, mas eu tenho pouco a dizer sobre ele, pois fiz por Québec. Ele tem coisas ruins:

  • Sua profissão não está em demanda? Seu dossiê será rejeitado e a taxa de processamento não sera'devolvida

  • É preciso ter uma grana comprovada de cerca de 11k dólares canadenses pra solteiro ou uns 13k dólares pra casal

Tudo do processo federal em inglês ou francês pode ser buscado aqui:

http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/qualifie/index.asp (FRA)

http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/index.asp (ENG)

Desejo sorte a todos. E sei que o email ficou extenso, mas se bobear ainda falta informação. Na dúvida, a gente vai se falando por email. O que eu souber eu respondo. De repente na CBQ também dá pra obter respostas. Pros que vão de federal simplificado, boa sorte. Vou tentar me informar e fazer um email como esse explicando os passos.

Bjuuus

P

9 comentários:

  1. P
    Tirou 10 no quesito imigracao, em todos os sentidos. Que tal virar consultora de imigracao? Depois deste post muito hiper mega explicativo, ficou melhor que o site hehehe

    Tudo de otimo pra ti e obrigada por ser presente noblog
    Bj

    Danielle

    ResponderExcluir
  2. Nossa menina, fantástico hem. Vou aguardar a mega hiper explicação sobre o processo simplicado, pois é esse mesmo que vou esse ano. Está nos presenteando com uma explicação assim tão minuciosa... muito generosa,agradeço. Sorte hj e sempre Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Cara nunca tive tantas duvidas sanadas em tão pouco tempo! Muito bom mesmo, super obrigada!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. P. maravilhoso esse post!! Parabéns, certeza que vai ajudar muitos colegas de jornada!

    Beijos bom domingo! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Petula!
    Também adorei o post. Você conseguiu explicar tudo se forma simples e clara.
    Só quero acrescentar que não é exigido 150hs de francês. Isso é uma recomendação. Mas o que conta mesmo é a pontuação total alcançada. Claro, que é bom ter o máximo de conhecimento possível no francês, já que a entrevista será nessa língua. Mas não é necessário comprovar essas horas pra enviar os documentos.
    Mais uma vez parabéns pelo post.

    Abç
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post Petula. Dá uma visão boa e consistente de todo o processo. Para quem vai começar pode parecer um "sem fim" de passos, mas não é. O tempo de fato passa. Mais cedo ou um pouco depois de mais cedo, rsrsrs, o visto chega.

    Muiot bom mesmo.

    Mathieu.

    ResponderExcluir
  7. P, esse post ficou bem legal!
    É um excelente resumo do que é esse processo de imigração!
    Para quem começa é um loooongo caminho, mas passa mais rápido do que a gente pensa.

    bjs

    L.

    ResponderExcluir
  8. Excelente esse seu post!! Parabéns!! Entra na minha categoria de utilidade pública para os que estão começando a jornada!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Foi o melhor resumo que já vimos sobre o processo do Quebec.

    Tirou muitas duvidas e ainda nos abriram os olhos para algumas coisas que não tínhamos encontrado.

    Exemplo : Que não precisa comprovar os fundos $$ na entrada do processo.

    Abs,

    Vivi e André
    vivieandrenocanada@gmail.com

    ResponderExcluir